terça-feira, 27 de abril de 2010

11 anos como professor - Parte II

Minha segunda experiência como professor aconteceu em 2001 na Escola Estadual Bolívar Bordallo da Silva, onde fui ministrar aulas de História para o Ensino Fundamental e Médio. Não me lembro agora a nomenclatura exata da sala, mas sei que foi do 1º Ensino Médio, à tarde, no segundo piso, corredor da direita. O tema da aula foi Descobrimentos e Conquistas Portugueses na África, Ásia e América entre os séculos XIV e XVI, o que incluía exemplos da Colônia portuguesa na América do Sul (hoje Brasil), as respectivas datas e as rotas seguidas pelos navegadores em nome do Reino de Portugal.
Guardo com muitas saudades na lembrança os/as queridos/as amigos/as que lá conquistei, em especial a Dona Júlia (Julinha) Piedade, que cuidava um pouco de mim, além de me receber com seu sorriso tímido e com um abraço de braços abertos. Não esqueço jamais dos/as alunos/as que lá assistiram minhas aulas e das provas dificílimas que passava, com o intuito de melhorar a sua leitura e interpretação. Perguntem a eles se esqueceram!?
E para lembrá-los, posto uma foto do segundo projeto que eu orientei na vida, em parceria com a Prof.ª Conceição Ribeiro (a quem substituía em regime de Pró-Labore) e a Prof.ª Trindade. Foi na VI FEICIBB - Feira das Ciências da Escola Bolívar Bordallo da Silva, em 2001, cujo título era Religiões do Mundo a Serviço da Paz, para falar da cultura religiosa do mundo. Brilhante. Emocionante. Um show de explicação, interpretação e atuação dos/as meus/minhas alunos/as, no Auditório da escola. Tanto que ficamos em 2º lugar, vencendo um projeto primoroso sobre a Lua e astronomia, do 3º Ano do Ensino Médio, tido pelos/as orientadores/as e alunos/as componentes como o que venceria a avaliação do evento. Que nada, não deu pra eles!
Na foto, tirada em 01 de novembro de 2001, vemos da esquerda para a direita acima: Rafael Monteiro e Emily Priscila Rodrigues (representando o Judaísmo), Tiago Weyl Costa (representando o Budismo), Antônio Carlos (recepcinista), Sandiêgo de Paula (representando o Cristianismo Evangélico), Regiana Silva (representando o Hinduísmo, dançando), Zildomar Júnior (representando o Cristianismo Católico), Hamilton Gleizer Gomes (representando o Cristianismo Ortodoxo), Marciléia Rosa e Oberdan Lima (representando o Hinduísmo), Nara Suelen, Lennon Müller e Juliane (representando o Islamismo). Da esquerda para a direita abaixo os apresentadores Weyder Tavares, Ivanilza, Jamerson Pereira, eu, Evelyn de Kássia Teixeira, Naele Andréia Aguiar e Diego Vieira Costa (que mostrava um lindo vídeo de Jerusalém em 360º).

3 comentários:

  1. Fala meu querido Dário!
    estou muito feliz pelas boas lembranças proporcionadas deste velho e bom tempo e tbm por ter feito parte desta equipe!Realmente foi um ano inesquecível. Como é bom saber que ainda distante temos um certo vínculo.

    Gostaria de parabenizá-lo pelo seu grande empenho em resgatar estas lembranças e espero que continue trilhando esta jornada como muito sucesso!
    Abçs,
    Weydder Tavares

    ResponderExcluir
  2. Oi, Meu lindo...
    Fico feliz por fazer parte dessa História maravilhosa que é sua vida...
    Quero lhe parabenizar pelo seu sucesso, isso graças a uma dedicação enorme que vc tem e claro pelo amor no que faz...
    Te Amo sempre.
    Abraços sua Aluna Eterna.
    Regiana d Silva e Silva

    ResponderExcluir
  3. Fala meu querido professor e amigo Dario Benedito me cinto honrado por ter sido parte deste trabalho,projeto esse que será eternizado em nossas memórias,não apenas pelo fato de termos aprendido outras culturas e de termos passados por momentos maravilhoso,mas pelas amizades que farão construídas,e digo com emoção que isso sim e um motivo de muito orgulho pra mim! Fico feliz por você amigo,por estar bem,por seu um ótimo profissional e amigo,pois sei que amizades que temos e algum sincero,e que podemos sempre contar um com outro pro que der e vier!Fique com Deus voce,pois sempre estou com ele!

    Abraços!

    ATT. Tiago Weyl

    ResponderExcluir