quarta-feira, 28 de abril de 2010

11 anos como professor - Parte V

Minha trajetória na Escola Pública iniciou em 2004, uma experiência de aprendizado e formação pessoal e profissional. Aprovado no Concurso Público C-72 da SEDUC/PA, fui convocado em setembro daquele ano. A princípio, fui lotado na Escola Estadual Augusto Corrêa, onde me apresentei em 19 de outubro de 2004, mas onde haviam algumas restrições à minha pessoa. Ministrei aulas em turmas de 1º Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos, a aula foi sobre Escravidão e relações de trabalho na Grécia e Roma Antigas. Com espírito de dedicação fiquei naquela Escola até o final do ano letivo de 2004 na recuperação, nada mais. Tudo bem, afinal ninguém é perfeito!
Minha complementação de carga Horária foi para a Escola Estadual Luiz Paulino Mártires, onde fui recebido por sua diretora à época, Prof.ª Natalina Brito, minha amiga e colega de trabalho no IST. Lá fui encaminhado numa terça-feira pela manhã à turma da 8ª Série B, a primeira em que dei aula com o tema Trabalhismo na Era Vargas, apenas introduções. Logo depois assumi turmas no 3º turno, no Ensino Médio. Aguardei até 2005 e fiquei lotado somente com 100 h/m na Escola Luiz Paulino. Deu certo.
Embora a Prof.ª Natalina tenha sido afastada, continuei meu trabalho. Sofri com ela. Lá desenvolvi muito de mim, como professor, pelo sentimento público e carência de professores da minha área. Em 2005, tive a melhor turma de toda a minha vida como professor dessa escola, o 3º EM C, à noite, onde estudaram excelentes alunos/as.
Com eles, elaborei e orientei o projeto Juventude Rebelde, que venceu a Feira das Ciências daquele ano. Fui à Brasília em dezembro de 2005 e lá adquiri um material que muito ajudou o projeto, uma coletânea em CD/DVD sobre cultura durante a ditadura militar, relacionado à música. E eis que no dia 6 de dezembro saimos vitoriosos na Feira. Um show. Fizemos uma viagem a Belém para comemorar.
Em 06 de junho de 2007 fui nomeado Diretor da Escola Luiz Paulino Mártires. Pude escolher dois profissionais, o Prof. Luciano Borges e a Prof.ª Valdelice Canindé como vice-diretores e que muito contribuíram com o meu trabalho. Recebi posse no dia 13 de junho na Escola. E depois em outubro dei posse aos dois.
Falar de tudo não cabe, mas registro com saudade todos, exatamente todos, os momentos que ali passei, vivenciando a realidade de gestão na Escola Pública, melhorando o que podia, aprendendo com os erros, avançando em vários setores e deixando uma escola diferente positivamente da que recebi, praticamente desacreditada, mas com uma tradição enorme no cenário educacional, por vários motivos que todos os bragantinos interessados conhecem bem. E tive a graça de Deus de ser o diretor qde seus 40 anos. Tudo o que pude fazer ficará nas páginas da história que nada e ninguém poderão apagar. Afinal fui professor e diretor da Escola. Pedi meu afastamento em dezembro/2009 para assumir a vaga de professor na UFPA.
Posto algumas poucas fotos de momentos marcantes que vivi com um misto de saudade e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário