quinta-feira, 29 de abril de 2010

11 anos como professor - Parte VII

Na Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus Universitário de Bragança) são muitas as histórias, várias construídas e tantas a construir. Tornei-me professor substituto de História Geral da Educação em 2002, exercendo por dois anos essa tarefa. Passei no Mestrado em 2004 ainda como professor susbtituto, lotado na Faculdade de Pedagogia. Cresci e amadureci profissionalmente, aprendendo muito mais sobre a Educação e o caráter da função pública de professor.
Ministrei na Universidade Federal do Pará naquele período as seguintes disciplinas para muitas turmas: História Geral da Educação, Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História, História da Alfabetização de Jovens e Adultos, História Moderna I (Campus de Castanhal), Prática de Ensino de História (Campus de Castanhal).
Tive na Turma de Pedagogia 2000 três orientandas formidáveis, com Monografias excelentes: minha comadre Leila do Socorro Rotterdan Oleto (que escreveu sobre a personalidade educacional de Dom Eliseu Maria Coroli), Mirly Cleide de Brito Lucena (que escreveu sobre a extinta Escola em Regime de Convênio São Benedito) e Rita Cássia Silva Maciel (que escreveu sobre a Escola Manoel Lobato em Primavera/PA).
Depois dei minha contribuição para a instalação da Turma de História 2004 através de pedido junto ao Magnífico Reitor Prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Melo, que destinou 40 vagas de Belém para Bragança. Passei novamente no concurso de professor subtituto m março de 2009 na Faculdade de Educação, para a mesma disciplina História da Educação. E em seguida, prestei concurso para a disciplina História Moderna e Contemporânea sendo aprovado em 1º lugar no dia 11 de junho de 2009. Fui convocado em outubro do mesmo ano e exerço atualmente a função de professor do Curso de História do Campus Universitário de Bragança. Muito aprendizado pela frente, vários projetos e planos em andamento.
Nesses 11 anos pude crescer profissionalmente graças a Deus, ao incentivo de familiares e de inúmeros amigos/as, ao meu sentimento de dever público, à minha identidade como historiador e a muito estudo, mesmo. Desde criança eu sabia que seria professor, só não sabia de que matéria. Dedico todos os trabalhos aos/às meus/minhas alunos/as de todos os tempos e de todos os lugares. Obrigado à vida, por 11 anos de história como professor! Abaixo algumas fotos da vida como professor universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário