sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prof. Dr. Raymundo Heraldo Maués recebe título de Professor Emérito da UFPA

Em homenagem aos seus 51 anos de trabalho como professor e pesquisador, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) entregou o título de Professor Emérito ao antropólogo Raymundo Heraldo Maués. A solenidade de entrega do título aconteceu nesta manhã (de terça-feira, dia 22.04.2010), na Universidade Federal do Pará.
Na ocasião, foram lembrados vários momentos da vida do pesquisador, que só deixou de lecionar uma vez, desde que entrou na Universidade: quando foi preso e torturado pelo governo militar, por fazer parte do movimento estudantil de Belém. Mais tarde, esteve presente na formação da Associação dos Docentes da UFPA – ADUFPA e organizou várias greves em defesa de melhores salários e de qualidade de ensino. Mesmo sofrendo perseguição política, Heraldo continuou seus estudos, fez Mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, mesmo aposentado, o professor continua dando aula como voluntário no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade.
Além disso, o professor orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, e faz questão de lecionar algumas disciplinas na graduação. “Considero a graduação o momento mais importante da vida do universitário. É quando ele se prepara para ser um bom profissional ou sentir estímulo para fazer uma pós-graduação”, explica o antropólogo. O pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur, ex-bolsista e orientando do homenageado no seu mestrado, cita várias qualidades de Heraldo: “Cuidadoso, rigoroso e, acima de tudo, fraterno. Heraldo Maués é um exemplo de ser humano para todos”.
Família, amigos e alunos estiveram presentes e prestaram várias homenagens ao pesquisador que se emocionou durante todo o evento. Carlos Edílson Maneschy, reitor da UFPA, ressalta a importância de ter Heraldo Maués no corpo docente da Universidade. “O professor Heraldo é um exemplo de experiência e competência, defende a educação cidadã, crítica e reflexiva na formação e qualificação dos estudantes”.
Fonte: www.ufpa.br. Texto: Moenah Castro, Assessoria de Comunicação da UFPA. Foto: Alexandre Moraes.
P.S.: O Prof. Dr. Raymundo Heraldo Maués foi Examinador na Banca de Defesa de minha dissertação de Mestrado, intitulada Os Donos de São Benedito, em 1º de novembro de 2006. Aprendi muito com as suas palavras e com o seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário