terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que é Patrimônio Histórico?

No dia em que lembramos o Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, publico uma definição interessante do site Wikipédia. Leia o artigo, aprecie o Patrimônio Histórico bragantino que ainda não conhecemos e defenda-o de quem destroi o passado e os símbolos do passado.

Patrimônio histórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Patrimônio significa algo que pertence a alguém. Patrimônio histórico e cultural são as coisas palpáveis e intangíveis que são características de uma população, a agrega e a distingue de outras. Exemplo: o habito italiano de preparar inventar pratos comer macarrão; este hábito caracteriza os "italianos". O samba caracteriza os cariocas e paulistas, o churrasco caracteriza os gaúchos e o barreado os paranaenses. Os as estatuas e memórias dos herois e sábios que unificaram um povo são patrimônio histórico. Ou seja, o que identifica,agrega e distingue uma população é patrimônio histórico e cultural.

Patrimônio Histórico refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.

A preservação do patrimônio histórico teve início como atividades sistemáticas no século XIX, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os Monumentos e Edifícios Históricos destruídos na guerra.

O arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio edificado, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros pensadores como o crítico de arte inglês John Ruskin e o arquiteto italiano Camillo Boito elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.

Outros nomes que merecem ser citados, por sua contribuição na prática da Preservação do Patrimônio Cultural de natureza material são: o artista e escritor inglês William Morris, fundador da SPAB (Society for the Protection of Ancient Buildings); o arquiteto e urbanista Gustavo Giovannoni, um dos precursores do restauro científico e da necessidade de preservar as cidades históricas); o crítico de arte Cesare Brandi, teórico da restauração de pinturas, esculturas e obras de artes; o restaurador Salvador Muñoz-Viñas, que critica as teorias clássicas e traduz o panorama mundial atual da restauração; Sir Bernald Fielden, ex-presidente do ICCROM; o arquiteto-restaurador e professor Paolo Marconi, teórico contemporâneo da restauração arquitetônica que acredita que a autenticidade da obra de arquitetura está em seu significado (na linguagem e ensinamento arquitetônico) mais do que na matéria, e o professor de arquitetura Giovanni Carbonara, cuja corrente é a conservadora italiana (contrária à do Marconi) que valoriza somente a materialidade mesmo que isso negue o direito de apropriação do bem pela comunidade.

Hoje existem diretrizes para a conservação, manutenção e restauração do patrimônio cultural, expressas em Cartas Patrimoniais e propagadas por órgãos internacionais e instituições acadêmicas.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_hist%C3%B3rico

Um comentário:

  1. Leia matéria em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Caso Município de Senador Pompeu, Ceará. Leia, comente e divulgue:http://www.valdecyalves.blogspot.com/

    ResponderExcluir