quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hoje,12 de agosto, é Dia Internacional da Juventude

12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, 2010: Nosso Ano, Nossa Voz.

Diálogo e Mútua Compreensão

Mensagem do General de Secretário em IYD2010

Este Dia Internacional da Juventude é um dia particularmente importante para juventude em torno do mundo. Em dezembro de 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução A/RES/64/134 proclamando o Ano que iniciava neste Dia de Juventude Internacional (12 de agosto de 2010) como o Ano Internacional de Juventude.

Alinhado com o tema para o Ano Internacional, o tema para este ano do Dia Internacional de Juventude é “Diálogo e Entendimento Mútuo”. A escolha de tema reflete a avaliação da Assembleia Geral do valor do diálogo da juventude no meio de culturas diferentes como também no meio de gerações diferentes.

O Dia Internacional da Juventude será celebrado na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque com o evento de lançamento global do Ano Internacional da Juventude. O evento será uma celebração da energia dos jovens, imaginação e iniciativas e reconhecerá suas contribuições cruciais a realçar paz e desenvolvimento. O evento é uma oportunidade para a comunidade internacional e para o sistema da ONU demonstrar seu compromisso para com os jovens. Mas ele também será uma festa com convidados e apresentações musicais. Uma exibição de fotografia intitulada “Vozes Visuais: Perspectivas da Juventude em Assuntos Globais” será inaugurada no salão de entrada de visitas de ONU. A exibição será aberta ao público até início de setembro.

Além do evento de lançamento global na Sede de ONU, acontecerão celebrações no mundo inteiro, que destacarão oportunidades e desafios para a juventude ao longo do Ano Internacional da Juventude em regiões e países diferentes. Una-se nas festividades e celebre o Dia Internacional da Juventude e o Ano Internacional da Juventude com outros jovens em torno do globo!

Origens do Dia Internacional da Juventude

Em 1999, na Resolução 54/120, a Assembleia Geral endossou a recomendação já feita ma Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (em Lisboa, de 8-12 de agosto de 1998) que 12 de agosto seria declarado como o Dia Internacional da Juventude. A Assembleia recomendou aquelas atividades de informações públicas organizadas para sustentar o Dia como um caminho para promover uma melhor conscientização acerca do Programa Mundial de Ações para a Juventude, adotado pela Assembléia Geral em 1995 (resolução 50/81).

As ações sugeridas para esse dia são:

· Programa de Rádio Educativa. Contate estações de rádio comunitárias para solicitar um espaço para uma discussão com indivíduos e jovens distintos.

· Organize um encontro público ou debate para discutir as contribuições dos jovens em assuntos globais.

· Inicie uma mesa redonda com adultos e as pessoas jovens para promover uma discussão comprensiva entre gerações.

· Organize um foro de juventude para trocar idéias e discutir fundos culturais a fim de ajudar jovens aceitarem os demais e popularizarem uma cultura de não violência.

· Organize um concerto para promover o Dia Internacional da Juventude. Convide seus músicos locais e combine isto com um painel de discussão ou convide um político ou analista político que assegure uma linguagem mais adequada.

· Crie um “info ponto” sobre assuntos relacionados à Juventude no centro da cidade, nas Escolas de Ensino Médio ou em Universidades.

· Organize uma exibição. Consiga permissão para usar um espaço público para uma exibição de artes, que mostre os desafios dos jovens de hoje ou o quanto os jovens estão contribuindo para desenvolvimento. Tente envolver jovens nos domínios de cultura, artes e música, criando a consciência do Protagonismo Juvenil.

· Escreva para seu Ministro da Juventude para o informar sobre os desafios que você ou os outros jovens enfrentam em seu quotidiano e sugerir soluções. Uma lista de Ministros de Juventude pode ser encontrada no link:

http://www.un.org/esa/socdev/unyin/iyouthday.htm

Os temas das edições anteriores do Dia Internacional da Juventude incluíram:

· 2009 - "Sustentabilidade: Nosso Desafio, Nosso Futuro"

· 2008 - "A Juventude e as Mudanças Climáticas: Oportunidade para a Acção"

· 2007 - "Mostra-te, Faz-te Ouvir: Participação da Juventude no Desenvolvimento"

· 2006 - "Juntos, Acabando com a Pobreza"

· 2005 - "10 Anos do Programa Mundial de Acção para a Juventude: Assumir os Compromissos"

· 2004 - "A Juventude na Sociedade Inter-gerações"

· 2003 - "Encontremos Trabalho Digno e Produtivo para os Jovens de Todo o Mundo"

· 2002 - "O Futuro é Agora: A Juventude em Ação para o Desenvolvimento Sustentável"

· 2001 - "Saúde e Desemprego"

· 2000 - Primeira celebração do Dia Internacional da Juventude: "A Juventude é o Futuro da Humanidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário