segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Semana da Leitura (SEMED) inicia hoje

Semana da Leitura: oportunidade de conhecimento

Percebe-se que a leitura está presente no cotidiano das pessoas desde as primeiras compreensões de mundo. A atividade de leitura significa, de fato, interpretar e compreender aquilo que se lê e também permite que o leitor apreenda o sentido do texto. Segundo Leonardo Boff: "cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura".

A partir deste entendimento é possível afirmar que o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor que constrói as imagens sobre o que está sendo lido. E por meio da leitura todos podem adquirir novos conhecimentos e experiências diversas. Neste contexto, a Semana da Leitura de Bragança que homenageia o poeta e escritor bragantino Jorge Daniel de Souza Ramos tem por finalidade abrir as portas para a percepção dos alunos da rede municipal de ensino bem como contribuir para o processo ensino-aprendizagem.

Programação

A Semana da Leitura Jorge Daniel de Sousa Ramos”, realizar-se-á no período de 23 a 27 de agosto do corrente ano, com o tema: Dê leitura de presente e ganhe cidadãos conscientes. O evento tem o propósito de despertar nos alunos das escolas da Rede Municipal de Educação de Bragança, o prazer pela leitura como meio de elevar a qualidade da aprendizagem e a formação de indivíduos mais críticos, dinâmicos e criativos.

Nessa edição faz-se uma homenagem ao bragantino Jorge Daniel de Sousa Ramos, na perspectiva de apresentar ao meio educacional cidadãos que contribuíram com a cultura de Bragança. A idéia de realizar a Semana da Leitura mostra o compromisso da Secretaria de Educação em formar bons leitores capazes de transformar a sociedade. Portanto, una-se a esse processo e participe.

Dia 23/08/2010

Local: Complexo Poli Esportivo Prof. Rosa Blanco Castanho

15h00 – Acolhida das Escolas

15h30 – Abertura Oficial

- Composição da Mesa

- Pronunciamento das Autoridades

- Apresentação do Autor Homenageado (Prof. Dário Benedito Rodrigues)

16h30 - Musical – Professor Daniel Corrêa

16h45 - Apresentação dos Projetos das Escolas

17h15 - Grupo de Teatro Usina Força e Luz – Castanhal

17h30 - Apresentação Cultural

- E.M.E.F. Jorge Daniel de Sousa Ramos

- E.M.E.I.F. Gerson Guimarães

- E.M.E.F. Pe. Angelo Maria Abeni

- E.M.E.F. Júlia Quadros Peinado

- E.M.E.F. Simpliciano Medeiros

18h00 - Grupo de Teatro A Hora do Conto - LPM

18h15 - Grupo de Teatro Japim – Castanhal

24 a 27/08/2010

Atividades sobre leitura nas Escolas Municipais de Bragança.

Comissão Organizadora

Alexy Sales, Roseane Guimarães, Nilson Costa, Gerson Silva, Ádila Siqueira, Elisângela Moreira, Marilene do Socorro, Danilo Augusto, Coordenadores das escolas.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Bragança, através do link abaixo.

http://www.braganca.pa.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=563&Itemid=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário