terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conselhos de Juventude da Região Norte se reúnem em Belém

Conselhos da região norte se reúnem em Belém

por Catherine Fátima Alves última modificação 10/08/2010 11:37

A reunião regional de trabalho dos conselhos de juventude da região norte, acontece nestes dias 9 e 10 de agosto, no Centro Integrado de Governo, em Belém (PA). Organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) o encontro tem como objetivo aproximar o Conjuve das realidades dos conselhos estaduais e municipais, bem como estimular a criação e manutenção dos conselhos de juventude nos estados e municípios que fazem parte da região.

Esta é a segunda de cinco reuniões. A etapa sul aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto em Curitiba e contou com a presença de Carla Andrade e Jorge Abraão ambos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, que enriqueceram o debate apresentando dados e estudos sobre a temática juventude.

Em Belém estão presentes representantes dos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amazonas entre presidentes e membros de conselhos de juventude no âmbito estadual e municipal. Mailson Lima, presidente do Conselho Estadual do Pará, na abertura do evento, ressaltou a importância da atividade para o fortalecimento do diálogo entre o Conselho Nacional de Juventude e os estados e municípios.

Brenda Espíndula, presidente do Centro de Estudos e Memórias da Juventude (CEMJ), e conselheira do Conjuve fez apresentação sobre Democracia Participativa. Ela mostrou um contraponto entre a definição de democracia participativa e representativa; a reinvenção da democracia participativa nos países do sul; a redemocratização e arranjos participativos no Brasil, além de experiências de democracia participativa como a efetividade democrática dos Conselhos e Conferências de Juventude.

Káthia Dudik, conselheira nacional do Conjuve, apresentou um panorama sobre a situação atual dos conselhos de juventude no Brasil, com base em pesquisa feita pela internet com questionário de respostas espontâneas, considerando 105 conselhos e suas distribuições geográficas. Ela abordou também a criação, organização e funcionamento dos conselhos municipais e estaduais.

Além das apresentações iniciais, a programação do evento prevê um debate sobre os marcos legais da Juventude; apresentação sobre a Rede de Conselhos e explanação de experiências nos estados e municípios. Amanhã serão realizados grupos de trabalhos para o encaminhamento das propostas de atuação dos conselhos, em parceria com o Conjuve, além de reunião da Coordenadoria Estadual de Juventude com os municípios paraenses que vieram para o encontro.

FIQUE POR DENTRO / Reuniões Regionais de Trabalho

Etapa Centro-Oeste

Quando: 12 de agosto de 2010

Onde: Brasília DF

Etapa Sudeste

Quando: 15 a 17 de agosto de 2010

Onde: Rio de Janeiro – RJ

Etapa Nordeste

Quando: 20 e 21 de agosto de 2010

Onde: Recife – PE

Fonte: http://www.juventude.gov.br/e-fato/conselhos-da-regiao-norte-se-reunem-em-belem

Nenhum comentário:

Postar um comentário