sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hoje, História Bragança aos adolescentes do Pró-Jovem

Recebi e cumpri com grande satisfação o convite da Coordenação do Serviço Socioeducativo Pró-Jovem Adolescente de Bragança, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, feito ao Curso de História da UFPA Bragança solicitando-me para palestrar sobre História de Bragança. Muito legal a iniciativa da coordenação e dos monitores/as.
Preparei uma palestra onde mostrei aspectos da História de nossa cidade que ainda não fora divulgados com fontes inéditas, mapas, documentação e imagens do nosso riquíssimo acervo patrimonial arquitetônico e histórico-cultural.
O público era formado por dezenas de adolescentes do Pró-Jovem Adolescente dos bairros da Vila Sinhá, Taíra e Samaumapara, todos/as acompanhados/as por seus/as monitores/as. Os recebi numa sala do Campus da UFPA Bragança onde pudemos falar da nossa História, no sentido da extensão dos nossos estudos e de compartilhar o que aprendemos ao longo da vida.
Pelos rostos e pela atenção dispensada ao tema que abordei, presumo que eles gostaram muito. E certamente servirão como multiplicadores das ideias de amar, defender e respeitar o passado, a cultura e a história bragantinas. Falei do trabalho de divulgação da História de Bragança com o meu blog e até mostrei a eles/as como é feito o trabalho do historiador.
Obrigado ao Pró-Jovem Adolescente, à SEMTRAPS Bragança, aos monitores/as que os trouxeram, ao Curso de História/UFPA Bragança pela liberação e aos/às adolescentes que estiveram conosco na Universidade Federal do Pará, aprendendo um pouco mais. Precisamos fazer mais isso. Quando precisarem, podem contar comigo. Abaixo fotos dessa manhã dos/as adolescentes e seu encontro com a História de Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário