sexta-feira, 27 de agosto de 2010

28 de agosto: Dia Nacional de LEO Clubes

Histórico LEO: de um time de beisebol aos seus 138 países, em 50 anos

O primeiro LEO Clube do mundo surgiu na cidade de Glenside, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e recebeu o nome de LEO Clube de Abington. Os seus idealizadores foram os companheiros leões James Graver e Willian Ernest, que observaram em sua cidade o desejo de jovens líderes em atuar também na comunidade e, portanto, se tornar membros de um clube de serviço humanitário e desinteressado, composto por voluntários, como o Lions.

Mais precisamente em 05 de dezembro de 1957, então, fundou-se este clube com os garotos de um time de baseball e, embora esse clube não exista atualmente, considera-se a data de sua fundação como o Dia Internacional de LEO Clubes.

O emblema do Programa de LEO Clubes compreende duas caras de leões que olham para direções opostas, e cujo significado é a visão do trabalho que irá se fazer (o dá direita olhando para o futuro) ou que já foi feito pelo clube, em sua comunidade (da esquerda olhando para trás).

As cores oficiais do LEO Clube são bordô e dourado e foram escolhidas pelo primeiro LEO Clube do mundo (em homenagem as cores de sua escola) e adotadas pelo restante dos clubes do mundo, na forma de seus estandartes, pins e sinos.

O leão foi escolhido para ser o símbolo do Lions e do LEO Clube por ser um animal que demonstra força, coragem, garra, velocidade, pressupondo que para se tornar um associado, o convidado tem que possuir estas qualidades, além de se orgulhar (sempre) do passado e estar pronto para os desafios do futuro.

O significado da sigla LEO, quando foi organizada, queria dizer Leadership, Equality e Opportunity (Liderança, Igualdade e Oportunidade), pois os LEO Clubes só eram formado por meninos, por jovens do sexo masculino. Com a entrada das mulheres, o lema passou a ser Leadership, Experience e Opportunity (Liderança, Experiência e Oportunidade), sendo:

L-Liderança

E-Experiência

O-Oportunidade

No Brasil, o primeiro LEO Clube surgiu em Maceió-AL como o nome de LEO Clube de Maceió-Lagoa, no dia 28 de agosto de 1968, no antigo Distrito L-14, atual Distrito LA-3, após uma grandiosa divulgação feita pelo CL Paulo José dos Santos Lima, associado do Lions Clube de Maceió-Lagoa sobre o movimento juvenil, que reuniu na comunidade 19 sócios fundadores. Eram jovens líderes estudantes do Colégio Sagrada Família, orientados por casais Leões do Lions Clube de Maceió-Lagoa. Assim o LEO Clube de Maceió-Lagoa se tornou o primeiro LEO Clube do Brasil. O LEO Clube é hoje o maior clube de serviço composto por jovens ultrapassando em número de associados clubes co-irmãos como Rotaracty e Interacty (do Rotary Club Internacional), Filhas de Jó e Ordem Demolay (ligado à Maçonaria).

Como um LEO Clube é organizado

Para que um LEO Clube seja constituído, deve-se existir, anteriormente, um Lions Clube devidamente estabelecido na cidade ou comunidade em que se deseja fundar o LEO Clube e, consequentemente, que este mesmo Lions Clube, tenha decidido - pela maioria plena dos votos em assembleia - por patrocinar esta que é a única campanha permanente juvenil destinada aos Lions Clubes, isto é, o LEO Clube.

A fundação do clube de jovens dá-se, primeiro, pela elaboração de um roteiro de reuniões preparatórias e que se destinarão a explicar os propósitos deste LEO Clube à comunidade e aos futuros novos associados. Tem a função também de aproximar as lideranças jovens da comunidade com os associados do Lions Clube patrocinador, além de integrar e capacitar, na teoria e na prática as campanhas e projetos com os quais irão desempenhar a partir de então.

O Lions Clube poderá reunir cerca de 20 jovens para constituir este novo LEO Clube e, então, escolher no seu quadro de associados um casal que atuará como mediador do próprio Lions e o LEO Clube e, este receberá o nome de Conselheiro LEO. Devendo, portanto, acompanhar os jovens em todas as atividades (reuniões, campanhas e eventos).

Depois de entrosado os jovens entre eles, deverá se definir as responsabilidades de cada cargo, por eleição entre os mesmo e conforme as qualidades pessoais despertadas ao longo de toda preparação.

Neste mesmo período, compete ao Lions Clube patrocinador solicitar a Associação Internacional de Lions Clubes, o devido reconhecimento do LEO Clube em preparação. Isto é, o Lions Clube patrocinador requererá a joia de Fundação de um LEO Clube (através Relatório de Organização – Documento LEO 51), pagando uma quota de US$ 5,00 (cinco dólares) por associado LEO, sendo que o mínimo para uma fundação é a de 20 pastas, ou seja, um kit LEO.

A anuidade da taxa de um LEO Clube é devida pelo Lions Clube patrocinador à Associação Internacional, no valor de US$ 90,00 (noventa dólares), valor a partir de 1º de julho de 1999, por LEO Clube, independente do seu número de associados.

A Associação Internacional de Lions Clubes enviará ao Lions Clube patrocinador, subsequentemente, as pastas de novos associados que tem cada uma um pin (broche de lapela) de associado, uma carteirinha de associado, um certificado e um adesivo do LEO Clube. Enviará também o roteiro de fundação e posse de um LEO Clube (em que a Associação solicita que seja programada numa solenidade que marcante posse destes jovens), um Kit de orientação ao Conselheiro LEO, o Certificado de Reconhecimento do LEO clube e a Carta Constitutiva com o nome gravado de todos os associados fundadores, do Lions Clube patrocinador e assinado pelo presidente internacional reconhecendo a veracidade e fundação de fato do LEO clube.

Objetivos e Propósitos de um LEO Clube

Constitui o propósito e os objetivos de um LEO Clube as diretrizes que norteiam quais as reais finalidades da existência e atuação de um LEO Clube, assim como a que se propõe.

Objetivos

Os objetivos de LEO Clube foram estabelecidos somente em outubro de 1967, em San Juan, Porto Rico, numa reunião da Diretoria Internacional, quando se oficializou o LEO Clube o único e reconhecido Programa de Jovens da Associação Internacional. Compreendem:

- PROMOVER atividades do serviço ente a juventude da comunidade tendo, como consequência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade e

- UNIR pelos laços da amizade, companheirismo e compreensão mútua, os associados.

As Metas

São estas as Metas previstas pela Associação Internacional de Lions Clube Internacional aos LEO Clubes:

- SERVIR a nação com democracia e civismo;

- FOMENTAR um caráter de amizade entre os associados;

- SER honesto e responsável nos serviços à comunidade, sem levar em consideração as vinculações políticas e religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário