terça-feira, 10 de agosto de 2010

Seleção Brasileira ganha de 2 a 0 dos Estados Unidos, com paraense Ganso com camisa 10

Foto: Seleção Brasileira de Futebol - 10.08.2010

Depois de um torneio mundial sem expressão a Seleção Brasileira de Futebol estreou uma nova campanha pensando na Copa de 2014 no Brasil, com técnico novo, o Sr. Mano Menezes. E não poderia estar melhor, mesmo não sendo transmitido pelos canais abertos. Não comento futebol, nem entendo disso, mas vão aqui algumas observações, depois de corroborar com alguns comentários que ouvi no final da partida.

Em vários locais (incluindo bares e pontos comerciais) muitos bragantinos assistiram ao jogo amistoso entre Brasil e Estados Unidos, realizado em Nova Jersey, no Estádio New Meadowlands, às 21h (horário oficial de Brasília). Praticamente todo o jogo ficou um certo ar de falta de entrosamento, justificado pelo tempo exíguo de preparação dessa nova etapa da seleção.

Mesmo no primeiro tempo, depois do gol aos 28 minutos, já se via um outro time, muito mais ofensivo sem deixar o talento de dribles e passes que diferenciam e marcam para toda a História do Futebol mundial o que é o Futebol brasileiro. E aos 45 minutos, outro gol. Foi um verdadeiro "show de bola" dos jogadores santistas em campo. Evidentemente, é preciso considerar que o jogo era simples amistoso sem o clima de uma copa, sem a validade de pontos e sem um time tão tradicional (se é que podemos ainda falar disso atualmente) do outro lado do gramado.

Os gols ficaram por conta de Neymar e Alexandre "Pato", respectivamente, apoiados por Robinho como capitão e pelo jogador paraense Paulo Henrique Ganso (do Pará!!!), que não sentiu o "peso" de ostentar a camisa 10 da seleção pela primeira vez na seleção principal. Aliás, Ganso foi um dos melhores da partida, criando chances com o estilo que o caracteriza em jogos pelos campeonatos brasileiros e regionais, além de Robinho e Ramires (os mesmos do grupo do ex-técnico), que "deram o ar da graça" na partida e que finalmente "desencantaram" e podem ser alternativas promissoras para o atual técnico.

Foto: Neymar, Alexandre "Pato" e Paulo Henrique "Ganso" comemoram primeiro gol do Brasil.
Na entrevista aos repórteres, Ganso (do Pará!!!) disse que Mano Menezes pediu "Vai lá e joga. Vocês sabem!" demonstrando muita confiança no ritmo que o novo técnico quer imprimir à seleção. É claro que o sucesso da partida se deve, em parte, ao talento pessoal dos jogadores e não a uma nova filosofia que o técnico possa iniciar, com o tempo que teve no comando da Seleção Brasileira de Futebol.
Ganso disse ainda, sobre a camisa 10: "É muita responsabilidade, mas assumi e consegui mostrar meu futebol", o que de certa forma corrobora com a argumentação que estou levantando. Pena que ele não fez o seu gol na partida, ficando com uma bola na trave. Mas craque é craque.
Quando conversava com alguns amigos sobre o jogo, nenhum demonstrou saudades da seleção que foi à África na Copa passada. E ainda, falavam do apoio a este grupo que inicia o trabalho. Eu mesmo quero e vou acreditar como acreditei na seleção passada. E faço aos leitores do blog a pergunta do narrador do jogo no Sport TV: "Será que esses jogadores não faziam isso dois meses atrás?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário