sábado, 30 de outubro de 2010

Secretaria Municipal de Turismo promoveu o Curso Taxitur 2010

Ontem a Secretaria Municipal de Turismo encerrou mais um curso de qualificação turística e sensibilização histórica destinado aos taxistas de Bragança. A iniciativa foi criada em 2009, com a possibilidade e o crescimento do setor, a SETUR iniciou esse processo de qualificação do setor turístico (chamado ou conhecido como trade, isto é, todos os agentes e as estruturas setoriais do turismo).

O curso foi então chamado de Taxitur (a 2ª edição aconteceu em 2010) e nessa nova etapa iniciou na segunda-feira, (25) no auditório do prédio das Secretarias de Cultura e Desportos e de Turismo em frente à Praça da Bandeira. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, em sua segunda versão, o curso objetivou o conhecimento aos 20 (vinte) taxistas do processo histórico local, tendo como facilitador o historiador Prof. M.Sc. Dário Benedito Rodrigues, professor da UFPA Bragança. A turismóloga Socorro Almeida participou do curso com a qualificação para aprendizagem e construção de roteiros turísticos. Já a Secretária de Turismo, a turismóloga Josilene Casseb, ministrou palestra sobre o potencial turístico de Bragança e sobre os projetos e iniciativas da Prefeitura de Bragança no setor.

Segundo Josilene Casseb, o curso proporcionou aos taxistas um melhor conhecimento sobre a história e a cultura locais, fazendo com que possam levar aos seus clientes, sobretudo aos turistas que nos visitam o ano inteiro. Ontem (sexta-feira, 29), no Restaurante Benquerença, a SETUR promoveu a noite de confraternização, entrega dos certificados de participação, colagem dos selos/adesivos de identificação do carro do Taxitur 2010, sorteio e entrega de brindes, coquetel e jantar, com a presença de convidados e autoridades.

O destaque da noite ficou para a apresentação do nosso amigo Macarrep, jovem talento do hip-hop local e participante do Curso de Acessibilidade Turística, além de membro do Grupo Espaço Cultura de Rua, no bairro da Aldeia. Isso sem contar no clima agradável e fraterno entre os taxistas e suas famílias, que estavam bastante empolgados e até emocionados com a iniciativa. Que o diga o MC Pila (apelido no curso do Sr. Joseir Fonseca, taxista há mais de 35 anos). O proprietário do Restaurante Benquerença, Sr. Paulo Osterne, incentivado dessas boas iniciativas, ofereceu um jantar regado a pratos da culinária regional a todos os taxistas e convidados. Ao final, recebi um certificado como palestrante e pela contribuição pessoal e voluntária ao projeto e aos cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário