quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hoje é feriado de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Bragança

A origem do rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é um dos títulos recebidos por Maria, mãe de Jesus, em uma de suas aparições, dessa vez a São Domingos de Gusmão, em 1208 na igreja de Prouille, na qual o sacerdote teria recebido de Maria um rosário.

Na aparição a São Domingos, Maria teria indicado-lhe o rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1571/15722 Papa Pio V instituiu Nossa Senhora da Vitória como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto.

A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa e pela recitação do rosário o que levou os cristãos a resistirem aos turcos.

Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para Festa do Santo Rosário e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII a toda a Igreja Católica. Após as reformas do Concílio Vaticano II a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário.

A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da vitória na batalha naval de Lepanto. A celebração convida os cristãos católicos à meditação dos mistérios da Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Foto: Imagem de Nossa Senhora do Rosário, no Museu de Arte Sacra de Bragança. (Acervo pessoal)

Fontes: http://pt.wikipedia.org / http://www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário