quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O segundo turno e Ana Júlia (do blog da Prof.ª Edilza Fontes)

O segundo turno e Ana Júlia

Nos últimos dias de campanha tivemos a publicação da pesquisa de opinião pública do Ibope e do LCP/UFPA/Veritate. No Ibope, Jatene possui 47% (53% na pesquisa estimulada) e a governadora Ana Júlia Carepa (PT) 28% (32% na estimulada). Em terceiro lugar aparecia o candidato do PMDB, Domingos Juvenil, com 7%. No Veritate, Simão Jatene tinha 45,5%, Ana Júlia 24,6%, Juvenil 8,6%. A pesquisa Ibope foi publicada no sábado anterior da eleição e aplicada entre os dia 29 de Setembro e 1 de Outubro, a do Veritate corresponde aos dias 24 a 28/9.

No resultado final da eleição tivemos os seguintes números: Jatene 45, 8 %, Ana Júlia 33,8% e Juvenil 10,1% . Um fato chama atenção nas pesquisas, nenhuma captou o movimento de subida de Ana Júlia nos dias finais da campanha. No Ibope, a diferença foi de 5.8%, ou seja, 3% além da margem de erro, isto na espontânea. Na estimulada a diferença foi dentro da margem de erro, mas não conseguiu ver um decréscimo de Jatene em quase 8%.

No Veritate a diferença entre a pesquisa e os resultados finais foram os seguintes:

Jatene tinha 45,5% e ficou com 45,8% - diferença de 0,3 % de crescimento.

Ana Júlia tinha 24,6% e ficou com 33,8% - diferença de 9,2% de crescimento.

Bem, o que percebemos é que na reta final, Ana subiu mais de 9 pontos percentuais, entre o dia 29/09 e o dia 03 de outubro - Veritate.

Esta subida provavelmente deu-se pelo empenho dos militantes do partido, um fato que deve sempre ser considerado em qualquer eleições que envolvam candidatos do PT em cargos majoritários. Mas para uma eventual vitória de Ana Júlia no segundo turno, ainda será necessário a conquista de votos do Juvenil, Cleber e Fernando Carneiro, e ainda tirar votos de Jatene. É possível ? Sim, mas teremos que ter uma campanha muito engajada da militância.

O que muito se dizia nas ruas, é que Jatene teria que ganhar no primeiro turno, pois o segundo seria mais complicado e acirraria a disputa.

Considerando o crescimento de Ana Júlia e provável que se concretize uma eleição muito disputada no segundo turno.

Jatene terá que manter seus votos, contendo o crescimento da Ana e buscar os votos de Juvenil, já que os de Fernando e Cleber são muitos difíceis para ele.

Comento a eleição para o senado, depois do almoço, mas podemos ver que nenhum instituto deu a vitória de Flexa.

Fonte: http://edilzafontes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário