segunda-feira, 19 de julho de 2010

Entrevista com o Pe. Aldo Fernandes sobre a relíquia de São Benedito há sete anos em Bragança

Hoje os bragantinos de fé devem festejar. Há sete anos, numa tarde de 19 de julho de 2003, foi entronizada solenemente em nossa pequena Igreja de São Benedito, uma relíquia de um dos santos católicos de maior devoção registrada: o próprio São Benedito.

Conversei por e-mail com o Padre Aldo Fernandes da Rocha, que na época era o Vigário da Catedral de Nossa Senhora do Rosário (Sé Diocesana de Bragança) e que teve o privilégio de nos deixar esse grande presente, como bragantino, como sacerdote e como um estudioso interessado na fé e cultura, além de manter o elo de amizade, com a nossa Bragança, a nossa benquerença. Atualmente, Pe. Aldo Fernandes é pároco em Rondon do Pará, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e me deu a seguinte entrevista.

Prof. Dário: Acordo hoje com a perspectiva de publicar uma postagem no meu blog sobre a entronização da Relíquia de São Benedito em 19 de julho de 2003, trazida pelo senhor da Itália. Gostaria de ter uma entrevista sua sobre esse assunto. Se o senhor puder responder, eu publico hoje ainda.

Pe. Aldo: Oi, Dário - "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5). Fiquei positivamente surpreendido com a memória do sétimo ano passado desde que a Relíquia de nosso querido São Benedito foi entronizada na sua Igreja em Bragança. Parabéns! Trata-se de perfilado pesquisador da História! Então, vamos às respostas às suas perguntas:

Prof. Dário: De onde partiu a ideia de trazer uma relíquia de São Benedito a Bragança?

Pe. Aldo: Desde 1996, quando já pároco na Catedral, e nomeado por Dom Luís como Notário no Tribunal Diocesano da Causa de Canonização de Dom Eliseu, comecei a me interessar de todos os assuntos relativos às causas, aos santos, ao relacionamento da fé das pessoas com os Servos de Deus, Veneráveis, Beatos e Santos. Começava a perceber que nossa gente simples tem uma fé dinamizada pelos olhos e pelos ouvidos, pelos sentidos e sentimentos. Ora, a relíquia é um "pedacinho", um sacramental da Pessoa venerada e amada do Padroeiro, do Santo ou Santa. Por conseguinte, todos os devotos que vão ao Círio de Nazaré, querem olhar a Imagem de Nossa Senhora e ficam satisfeitos se "vêem a Santa passar", ou se vêem e podem se aproximar e tocar, ao menos, na fita amarrada na imagem de Nossa Senhora. Tocar, sentir, olhar, chorar, erguer os braços, gritar, cantar, louvar, ajoelhar-se, tirar os calçados, vestir uma roupa que expresse o propósito de oração ou promessa de vida, são elementos místicos da Fé da nossa gente simples. E isso é dom do Espírito, sem o qual não conhecemos a Deus e suas marcas deixadas entre nós. Sendo que iria à Itália, fiz o propósito de conseguir licença dos Franciscanos, com as devidas permissões canônicas da Igreja e do nosso Bispo, para trazer a Bragança a Relíquia de São Benedito para aumento, alegria e satisfação da Fé dos Fiéis devotos de São Benedito.

Prof. Dário: Qual foi o passo-a-passo dos contatos com os Franciscanos?

Pe. Aldo: Tudo simples, como o próprio São Benedito. Estando em Roma para estudar na Congregação das Causas dos Santos, em contato cotidiano no Vaticano com vários Religiosos, mas, sobretudo auxiliado pelo bondoso Pe. Francisco Maria Riboldi, barnabita, Postulador Geral da Causa de Canonização de Dom Eliseu na época, pude solicitar do Vicariato de Roma a tão desejada Relíquia. E a obtivemos pela materna bondade de nossa Igreja e pela intercessão de São Benedito, a quem também eu pedi esta graça e lhe confiei esta tarefa para o bem espiritual o Povo Bragantino!

Prof. Dário: Como foi o processo de retirada da relíquia dos restos mortais de São Benedito?

Pe. Aldo: Cada relíquia representa uma parte do corpo, dos restos mortais ou mesmo de algum objeto, adorno ou roupa usados pelo Santo ou que tenha tocado nele. Ora, de São Benedito, por estar muito distante no tempo (ele viveu no século XVI) e por se tratar de relíquias bastante raras, o Vicariato de Roma possui certa quantidade e qualidade de Relíquias destes Santos. Graças a Deus, foi possível conseguir esta que temos em Bragança do Pará.

Prof. Dário: Qual a sua alegria em poder dar de presente à Bragança algo tão extraordinário?

Pe. Aldo: De fato, a alegria experimentada ao conseguir e trazer a Bragança a Relíquia de São Benedito foi grande! Maior ainda foi a alegria de ver os Fiéis devotando para com ela tamanho apreço, como se tocassem no próprio São Benedito! Creio que este sacramental da nossa Fé cumpre em Bragança sua tarefa: afervora as pessoas devotas e as conduz ao encontro com Jesus Cristo, vivo, ressuscitado em sua Igreja, vivo na Santa Missa, adorado na Eucaristia, testemunhado no modo de viver na comunidade e na sociedade, na cultura, na esperança, no conflito, na dor e na festa! Jesus conhecido, refletindo sua beleza, santidade e fascínio nos seus Santos: eis a causa da nossa maior alegria! Como rezamos no prefácio da Missa dos Santos, neles "o Senhor manifesta seu admirável poder"!

Prof. Dário: Qual o significado das relíquias para a tradição e fé católicas?

Pe. Aldo: A relíquia serve como memória da presença do Servo fiel a Cristo! Todos nós precisamos de relíquias, de sinais, de sacramentais e dos Sacramentos! Cristo é o Sacramento do Pai, a Igreja é Sacramento de Cristo, nós somos os sacramentais da Igreja e de Cristo, como células vivas do Seu Corpo Místico no mundo. A Eucaristia é o "Sacramentum Caritatis", o maior sinal e Sacramento da Caridade, do amor salvífico de Jesus por nós! As relíquias são sinais sacramentais da vitória de Cristo, cuja santidade se reflete e resplandece na face, na vida, nos atos e no martírio dos seus santos. São sinais da sua presença amiga, fraterna e constante, intercedendo por nós junto do Pai e canal de encontro com o Senhor na vida empolgante dos seus heróis, que combateram o com combate, completam sua carreira e guardaram a Fé em Cristo no meio do mundo (cf. 2Tm 4,6-8)! Analogamente, como em Cristo, por Cristo em com Cristo existimos, encontramos e vivemos na Trindade, já aqui na terra, com as relíquias, a mediação táctil e ocular, mas também audiovisual, para os novos santos modernos do mundo da multimídia, da internet, são os lócus do encontro do devoto com seus Amigos, os Santos, Beatos e Mártires.

Prof. Dário: Que mensagem você deixa para os bragantinos, hoje, sete anos após a entronização da relíquia de São Benedito?

Pe. Aldo: Como Discípulo Missionário de Jesus Cristo, convido meus conterrâneos bragantinos e a todos os devotos de São Benedito a percorrer o mesmo caminho da docilidade da Fé e da Comunhão com nossa Igreja que São Benedito percorreu. Ele quis seguir, amar, escutar a voz de Cristo e de Cristo e para o Evangelho de Cristo viver plena e radicalmente. Para isso, se fez frade franciscano, seguindo o "Pobrezinho de Assis", São Francisco de Assis, que quis imitar Jesus, na medida da Graça, suplicada e obtida do Senhor. Certamente, o caminho de santidade é diferente para cada um de nós. Nem tem porque ser igual. Mas imutáveis são os meios e os fins: é Cristo o princípio e o fim de nossa meta de vida, de nossa santidade cristã! É a Igreja Católica nossa mãe, Corpo de Cristo que é composto por cada um de nós como célula viva e vivificada pelo Espírito e pela Palavra de Cristo, que tem Palavras de Vida Eterna! É a Caridade solícita e atenta que nos qualifica no caminho de testemunho santo e fiel do seguimento de Jesus! Portanto: bragantinos e devotos de São Benedito - ouçam e pratiquem: não percam à Santa Eucaristia, à Missa aos domingos; confessem seus pecados e se reconciliem na justiça e na conversão contínua do viver em comunidade e em família. Honrem suas famílias com uma conduta reta, fiel e exemplar! Eliminem todo mal e vício: bebedeiras, excessos de gastos supérfluos, fraudes, mentiras, vinganças, intolerâncias, infidelidades e pornografias, ódios e arrogâncias, não humilhe o pobre nem o inculto; não se deixem corromper por dinheiro, fama, prestígios políticos ou ideológicos. Denunciem o que é mal e corrupto! Cuidem e promovam um futuro mais seguro para as Crianças e Jovens, respeitem os idosos e doentes. Promovam o que há de bonito, bom e saudável em nossa rica cultura caeteuara e cabocla! Rezem, rezem muito, rezem sempre, sintam-se amados pela Virgem do Rosário, Mãe de Jesus e dos Bragantinos, lutem contra todo o mal, amem a Cristo e à Igreja! Amem-se uns aos outros! Eis o caminho e os meios para chegar àquela mesma santidade a que chegou nosso querido São Benedito! Contem todos com minha unidade, oração e melhor Bênção. São Benedito, rogai por Bragança! Virgem do Rosário, salvai os Bragantinos! Jesus, Bragança é tua casa, tua benquerença, é a casa dos teus amigos! Fica conosco, Senhor! Amém.

Obrigado de coração, Pe. Aldo Fernandes, Pároco em Rondon do Pará. Paz e Bem. Prof. Dário Benedito Rodrigues.

Dário, obrigado pela iniciativa e parabéns! Na tua oração diante da Relíquia de São Benedito, da Imagem dele e da Virgem Maria, mas, sobretudo na tua Comunhão no Corpo de Jesus, vivo na Eucaristia diária, recorda-te de mim. Obrigado. Deus vos dê o Céu!

Imagens: Acervo particular

2 comentários:

  1. Infelizmente eu não possuo a memória e a inteligência do meu compadre. O Google da história bragantina........rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. pow seu blog esta super legal!!!!

    ResponderExcluir