quinta-feira, 1 de julho de 2010

Palestra "Belém Revisitada", com a Prof.ª Edilza Fontes no dia 02.07.2010 na UFPA Bragança

Através do Projeto de Pesquisa “Reminiscências da História Urbana de Bragança, em fontes documentais do século XX”, coordenado pelo Prof. M.Sc. Dário Benedito Rodrigues, será realizada a Palestra “Belém Revisitada”, com a Prof.ª Dr.ª Edilza Fontes (História/UFPA Belém), no dia 02 de julho de 2010, às 16h30, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no Campus da UFPA Bragança.

A palestra visa apresentar um dos capítulos da Dissertação de Mestrado da Prof.ª Dr.ª Edilza Fontes (História / UFPA Belém), intitulada “O Pão Nosso de Cada Dia: trabalhadores, indústria da panificação e a legislação trabalhista em Belém (1940-1954)” a discentes da UFPA, do Curso de História em cuja turma ministro a disciplina optativa Tópicos sobre História e Cidade, de outros cursos e Instituições de Ensino Superior e para a Comunidade Bragantina.

O capítulo relata a visão de um tempo perdido e estabelece uma estreita relação com o presente. A autora procurou discutir qual a memória que os padeiros e forneiros possuem da cidade de Belém, propondo uma relação com o passado que perpassa a vivência e a experiência dos entrevistados no período da II Guerra Mundial, no tempo de “antigamente”.

A relação entre História e Memória é discutida a partir dessas experiências de vida de um grupo de trabalhadores, que nos seus relatos, estabelecem uma memória social da cidade.

Imagem: Capa do Livro (Editora Paka-Tatu, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário