segunda-feira, 5 de julho de 2010

04 de julho: 67 anos de saberdócio de nosso Bispo Emérito Diocesano Dom Miguel Maria Giambelli

Dom Miguel Maria Giambelli nasceu em Flero, Província de Brescia, na Itália, em 23 de março 1920 e é bispo católico italiano.

Atualmente é o Bispo Emérito da Diocese de Bragança do Pará. Foi ordenado Padre Barnabita em 4 de julho de 1943.

Exerceu também o cargo de Vigário da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém no ano de 1965. Consagrado Bispo da então Prelazia do Guamá em 21 de abril de 1980.

Quando a Diocese, por decreto de João Paulo II trocou de nome para Diocese de Bragança do Pará, tornou-se então o primeiro Bispo da nova Diocese.

Já havia ocupado desde 1977 o cargo de Administrador Apostólico da diocese, após a renúncia de Dom Eliseu Maria Coroli (primeiro Bispo Barnabita missionário no Brasil), sucedendo-o no comando religioso dessa região.

Consagrou a então Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário na Catedral (Sé) da Diocese de Bragança, no dia 08 de dezembro de 1983, data transferida in perpetuum pela coincidência de datas com a festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Renunciou por limite de idade em 10 de abril de 1996 e foi succedido por Dom Luís Ferrando.

Hoje, Dom Miguel, como Bispo Emérito, presta serviço como capelão do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, em Bragança do Pará, além de todos os serviços de assistência espiritual aos bragantinos que numerosos o procuram no hospital para a Confissão, Missa e Direção Espiritual.

Os Barnabitas

A Ordem, fundada para Santo Antônio Maria Zaccaria (Médico nascido em Cremona em 1502 e falecido em 1539) tem três Institutos: os Religiosos, Clérigos Regulares de São Paulo ou Barnabitas; as Religiosas, Freiras Angélicas de São Paulo e os irmãos Leigos, Leigos de São Paulo. A aprovação da nova ordem foi dada pelo Papa Clemente VII em 18 de fevereiro e 1533.

O apelido de Barnabitas vem porque a primeira Casa-Madre era na Igreja de São Barnabé, em Milão, até 1622 de onde foi transferida para Roma.

Os barnabitas chegaram ao Brasil em 1903 e tiveram um crescimento missionário

considerável, através da fundação de escolas apostólicas, seminários, colégios e hospitais, como aconteceu em Bragança (Instituto Santa Teresinha, Seminário Santo Alexandre Sauli, Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, Rádio Educadora de Bragança). Em 1970 foi criada a Província Barnabita do Norte do Brasil.

Santos Barnabitas

Santo Antônio Maria Zaccaria, (Cremona 1502 - Cremona 1539), Médico e religioso, Fundador da Ordem, das Irmãs Angélicas, e dos Leigos, canonizado para Papa Leão XIII em 1897.

Santo Alexandre Maria Sauli, (Milão 1534 - Calosso 1592), Teólogo, Bispo de Aleria, na Córsega antes, e depois de Pavia, canonizado para Papa Pio X em 1904.

Santo Francisco Xavier Maria Bianchi, (Arpino 1743 - Napoli 1815), o Apóstolo de Napoli, canonizado para Papa Pio XII em 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário