quarta-feira, 28 de julho de 2010

Em 29 de julho de 2010: a Diocese de Bragança festejará datas históricas

Dia 29 de Julho a Diocese de Bragança celebra:

- 29 anos de morte de dom Eliseu

- 50 anos de fundação da Rádio Educadora

- 30 anos da diocese de Bragança.

- 90 anos de vida de dom Miguel.

- 30 anos de ordenação episcopal de dom Miguel.

Como é bom os irmãos viverem unidos! – Salmo 133,1

A Diocese de Bragança se encontra hoje reunida com seu Bispo Diocesano, Dom Luís Ferrando, o Bispo Emérito, Dom Miguel Maria Giambelli, alguns Bispos do Regional Norte II da CNBB, os Sacerdotes Diocesanos e Religiosos, as Religiosas e Religiosos, os Leigos das 22 paróquias, além dos Seminaristas, e demais irmãos desta jovem Igreja de Bragança, para louvar a Deus por vários eventos recorrentes no ano de 2010! E vejam: como é bom os irmãos viverem juntos e bem unidos! – Salmo 133,1.

I - NO PRICÍPIO ERA A PALAVRA... (Gênesis 1,1) - DOM ELISEU MARIA COROLI – 28 Anos de falecimento e gloriosa Ressurreição

Hoje, 29 de julho, recordamos 28 anos passados desde que Dom Eliseu Maria Coroli, primeiro Bispo Prelado de Bragança, foi chamado a ocupar aquele lugar que Jesus foi preparar para cada discípulo missionário. Servo bom e fiel, Dom Eliseu foi o patriarca escolhido por Deus, dentre os filhos de Santo Antônio Maria Zaccaria - os Padres Barnabitas - para conduzir o Rebanho do Senhor pelas boas pastagens deste recanto da Amazônia.

Religioso e Sacerdote barnabita, Bispo e Fundador das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, empreendedor brilhante nas virtudes da Fé, da Esperança e da Caridade, Dom Eliseu foi, sobretudo, o Feliz Missionário da Amazônia.

Chegado a Ourém na primeira fraternidade barnabítica da então Prelazia do Guamá, acompanhando Monsenhor Francisco Richard, Pe. Ângelo Moretti e Pe. Roque Carenzi, o Pe. Eliseu Coroli foi mostrando sua dedicação apaixonada por Cristo e pelos nativos, pela cultura e pelo sofrimento daquela gente. Viveu em intensa Oração; assumiu com virtudes pastorais heróicas as missões evangelizadoras dos indígenas nas localidades mais distantes; pregou a Palavra de Deus e ensinou a Doutrina Católica; celebrou piedosamente os Sacramentos e organizou as primeiras Comunidades e a capacitação de seus Líderes. Eram os primeiros anos da Prelazia do Guamá, que lhe seria confiada pelo Papa, após sua ordenação episcopal a 13 de outubro de 1940.

Seu fecundo episcopado teve duração de 42 anos. Pastor atento às necessidades espirituais e sociais do seu povo, Dom Eliseu Coroli fundou uma Escola normal que se tornou mais tarde o Instituto Santa Teresinha (1948), berço da educação de inúmeras personalidades e ponto de partida para o melhoramento educacional em Bragança e região. Fundou também a Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (1954), para irradiar a alegria da Ressurreição de Cristo, ajudar os padres e educar o povo a conhecer e viver sua Fé; colocou em funcionamento uma Maternidade (1954), que se tornou - ao longo do tempo - o honrável Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria. Com a fiel colaboração do Pe. Miguel Giambelli, colocou em funcionamento a Rádio Educadora de Bragança (1960), que a 12 de novembro deste ano celebrará 50 anos de fundação; e o Sistema Educativo Radiofônico (1961), hoje com amplo alcance em estações de ondas médias e tropicais, que já formou a nível fundamental mais de 100.000 alunos. Auxiliado por seu irmão, Pe. Paolo Coroli, construiu e organizou o Seminário Santo Alexandre Sauli (1962) para a formação dos futuros padres. Sendo grande incentivador do esporte para a diversão sadia da juventude, Dom Eliseu fundou o Ginásio de Esportes do Instituto Santa Teresinha, que se tornou o atual Complexo Poliesportivo, que recebe o seu nome.

Falecido a 29 de julho de 1982, e sepultado na Capela mortuária dos Bispos, na Catedral de Bragança, seu túmulo se tornou lugar do destino de muitos devotos e fiéis peregrinos, que vão agradecer as graças alcançadas pela intercessão do Servo de Deus Dom Eliseu Maria Coroli, cujo processo de Beatificação foi iniciado a 10 de agosto de 1996, após a Igreja constatar contínuo crescimento de sua fama de santidade, em virtude da vida heróica de amor a Cristo, à Igreja e aos irmãos mais necessitados vivida por este feliz missionário da Amazônia.

II - A DIOCESE DE BRAGANÇA – 30 Anos a serviço de Cristo e da salvação do seu Povo

30 anos atrás, no dia 15 de junho de 1980, o Papa João Paulo II criou a Diocese de Bragança, na mesma ocasião em que foi sagrado seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Miguel Maria Giambelli, atualmente com 90 anos de idade.

A Igreja na Diocese de Bragança recebeu ajuda das Dioceses italianas de Piacenza, Brescia, Bragança Paulista e mais recentemente das dioceses mineiras de Campanha e Guaxupé. Ao longo destes anos, as sementes do Evangelho, plantadas pelos primeiros missionários, nasceram e frutificaram: a Diocese viu crescer o número de suas Comunidades, Paróquias, Pastorais, Movimentos e Serviços; aumentou o número de vocacionados, seminaristas, padres, religiosos e religiosas, inclusive enviados como missionários para outras nações, além de numerosos Líderes Leigos, formados com recursos próprios, em centros como a Escola de Formação de Animadores Comunitários – EFAC, em Bragança, a Escola de Formação de Agricultores em Santa Luzia, além dos Centros de Formação nas Paróquias de Viseu, Santa Luzia, São Miguel do Guamá, Irituia, Mãe do Rio, Paragominas, Ulianópolis e Dom Eliseu.

A sensibilidade humana de Dom Luís o levou a abrir a Fazenda da Esperança em Bragança, recuperando homens atingidos pelo flagelo das drogas e demais dependências.

Aumentou o número de escolas católicas e instituições de caridade, dirigidas pelas Religiosas Missionárias de Santa Teresinha, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs do Preciosíssimo Sangue, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs Angélicas de São Paulo, Irmãs de São João de Deus e Teresitas.

Desenvolveu-e uma vasta programação de assistência espiritual e humana às crianças, aos jovens, casais, enfermos, anciãos e enlutados, assistidos pelas Pastorais da Criança, Catequese, Comunicação, Juventude, Social, Carcerária, Dízimo, Familiar, Litúrgica, do Batismo, da Pessoa Idosa, Caritas Diocesana, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Irmãos do Santíssimo Sacramento, Vicentinos, Renovação Carismática, Infância Missionária, Ministros da Comunhão, Guardas de Nossa Senhora, Encontros de Casais com Cristo e Equipes de Nossa Senhora, com abrangência às demais categorias de trabalhadores e pessoas em situação de risco: pescadores, catadores, produtores rurais, pequenos agricultores, menores em risco de prostituição, drogas, tráficos e delinqüências...

Sensível crescimento se verificou também na formação bíblica, teológica, moral, litúrgica, organizacional e caritativa dos Agentes Pastorais, em todos os setores e ministérios, ordenados e leigos. Atualmente, a Diocese conta também com estação reprodutora do sinal da Canção Nova e Rede Vida de Televisão.

Tudo isso coloca em evidência a Diocese de Bragança no frutuoso exercício de sua vocação como Igreja samaritana, discípula e missionária de Jesus Cristo, disposta e capacitada até para partilhar com as outras Igrejas mais pobres um pouco de sua experiência, de seus carismas e de seus bens.

III - ANO SACERDOTAL – Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote

Ao concluir o Ano Sacerdotal, o Papa Bento XVI celebrou a Eucaristia em Roma com mais de 15 Mil Sacerdotes. “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote” foi o tema deste Ano em que o Sacerdócio foi exaltado por nossa gente, como excelente dom da Páscoa de Cristo que em cada padre revela o imenso amor de seu Coração para com sua Igreja. Com os olhos fixos em Jesus, o bom Pastor, o fiel Sacerdote do Pai, os padres concluíram este tempo de graça com enormes vantagens, estimulados pela firmeza do Papa Bento XVI que quis celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Vianney e declará-lo Patrono dos Sacerdotes no mundo inteiro.

IV – POR TUDO, DAI GRAÇAS! – 1Tess 5,18

A Igreja na Diocese de Bragança, faz subir hoje a Deus, pela Eucaristia que celebra, um justo louvor pelas Bênçãos derramadas ao longo de todos estes anos sobre o seu Povo. E suplica ao Senhor da Messe que chame operários generosos e santos, a fim de que – como Discípulos Missionários nesta parte da Amazônia – Pastores e Fiéis prosperem no bom combate para a maior glória de Deus!

Rondon do Pará, 20 de junho de 2010

Pe. Aldo Fernandes, Pároco em Rondon do Pará

Fonte: Site da Diocese de Bragança, extraído de

http://www.diocesedebraganca.com/site2/component/content/article/87-home-inicio/214-dia-29-diocese-de-braganca-celebra-.html

Um comentário:

  1. Parabéns Profº Dário, pelas postagens que tens feito.Quem quer ver que veja os outros Blogs, mas quem deseja informação/conhecimento que educa, tem que acessar sua página na web. Afinal os heróis não são pessoas são idéias.
    Paulo Ronaldo
    Técnico em Assuntos Educacionais
    Ministério da Educação-MEC/ Brasilia

    ResponderExcluir