sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia do Historiador: 19 de agosto

O mês de agosto ficará na História por mais um motivo. Dessa vez e a partir desse ano, os/as historiadores/as passarão a comemorar em 19 de agosto a sua profissão: o Dia do Historiador.

A proposta que homenageia os historiadores (PLS 570/07) foi autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Originalmente, o texto estabelecia que a data seria celebrada no dia 12 de setembro. Mas o relator da proposição na CE, senador Augusto Botelho (PT-RR), propôs uma emenda – aprovada pela comissão - que altera a comemoração para o dia 19 de agosto.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista, jurista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, durante o Império e, apesar de nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão em muitos de seus escritos. Do seu nascimento até 2009, ano em que a lei foi aprovada, passaram-se 161 anos.

Antes tarde do que nunca, afinal “um povo sem história, é um povo sem memória”.

E no nosso Campus da UFPA Bragança, comemoramos além do Dia do Historiador, a implantação através do REUNI do Curso de História (Regular) que iniciou suas aulas no dia 24 de agosto de 2009. Esses são os motivos de nossa alegria na data de hoje!

Abraços e congratulações, em tempo, a todos/as os/as colegas da Faculdade de História da UFPA Bragança que muito contribuem para o avanço de pesquisa, a qualidade da formação dos novos historiadores e professores, além de sua própria participação, pessoal e intransferível, nesse processo contínuo e em permanente construção.

Prof. Dário Benedito Rodrigues, historiador

UFPA Bragança, Faculdade de História

Abaixo um trecho da lei:

LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

José Alencar Gomes da Silva

João Luiz Silva Ferreira

Fontes: Diário Oficial da União, publicação de 18 de dezembro de 2009. Ano CXLVI, n.º 242

5 comentários:

  1. Esse sim é um verdadeiro historiador!
    Sempre ensinando e mostrando o quanto é gostoso estudar e conhecer a história!
    Obrigada por me proporcionar um aprendizado diferenciado, que tanto trouxe alegria para as nossas aulas e apresentações!
    És um exemplo de pessoa e profissional!
    Parabéns!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Professor - Historiador -
    Dário! Obrigada por seus ensinamentos, repetirei tantas vezes e não me cansarei, és um extraordinário ser humano, professor e historiador nato. Sabes quanto te admiro e considero familiar, parabéns e que Deus e a Virgem Maria te guiem e iluminem sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Agradeço imensamente os comentários sobre o Dia do Historiador, a todos/as os/as amigos/as que na vida souberam zelar por esse patrimônio da amizade e da convivência nos mais diversos lugares onde estive e atuei. Espero poder retribuir com o meu diligente trabalho como profissional da História, hoje e no porvir. Obrigado!
    Prof. Dário Benedito Rodrigues

    ResponderExcluir