domingo, 7 de agosto de 2011

Instituto Aurimar Monteiro Araújo participou do Dia da Esperança

Dia da Esperança reúne duas mil pessoas em Bragança

Portal ORM: 06/08/2011 - 16h46

O ‘Dia da Esperança’, quando nove projetos apoiados pelo Criança Esperança abriram as portas para a comunidade em todo país, foi um grande sucesso no município de Bragança, nordeste paraense, que sedia o projeto ‘Sons do Caeté’. Música, teatro e atrações folclóricas desfilaram no palco do Ginásio Dom Eliseu Corolli, que recebeu alunos atendidos pelo projeto e estudantes da rede pública de ensino da cidade, além de crianças atendidas por projetos sociais da cidade. Cerca de duas mil pessoas foram prestigiar o evento que iniciou e finalizou ao som de música.

Foram quase cinco horas de música com apresentações de bandas, grupos folclóricos e atrações regionais de Bragança como a Marujada e o carimbó. Mais de mil alunos, entre estudantes de escolas públicas e participantes do projeto, acompanharam o evento, que teve como tema o ‘Dia da Esperança’, quando os projetos sociais do ‘Criança Esperança’ tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos para comunidade.

Durante a apresentação dos alunos atendidos pelo ‘Sons do Caeté’, o coordenador do projeto ficou emocionado e agradeceu o público que lotou o evento. ‘Que Deus nos proteja e ilumine ainda mais este lindo projeto, pois temos muito talentos aqui, muitas crianças especiais que vão ter uma oportunidade por causa do apoio do Criança Esperança também’, exclamou.

O momento também foi de emoção para os moradores da cidade, que aplaudiram de pé a apresentação da orquestra, que teve violões, violinos, trombones, flautas e um piano. Os alunos foram acompanhados pelo violoncelista paraense Diego Carneiro, que reside atualmente na Suíça, mas veio participar do dia dedicado ao projeto em Bragança. Durante cerca de meia hora os estudantes mostraram clássicos da música instrumental e também tocaram músicas religiosas como ‘Ave Maria’ e ‘Nossa Senhora’, além de muita música regional como carimbó e retumbão (ritmo da Marujada de Bragança).

‘Foi um trabalho muito positivo para todos nós, pois tivemos a oportunidade de mostrar o que é fazer um projeto como este que dá oportunidades para as crianças que gostam da música. Agora sim, a sociedade sabe o que acontece no ‘Sons do Caeté’. Todos estão felizes, agora é continuar com o trabalho e tentar ajudar mais delas’, explica Aurimar Araújo, músico e coordenador do projeto. O ‘Dia da Esperança’ finalizou com a apresentação da Orquestra Jovem CRAS Urumajó, que levou 40 crianças e jovens mostrando todo o trabalho realizado no município de Augusto Corrêa.

O coordenador de recursos humanos da TV Liberal, afiliada Rede Globo em Belém e apoiadora do projeto, também comemora sua realização na cidade. ‘Estamos muito felizes, pois conseguimos mostrar todo o trabalho realizado pelo projeto ‘Sons do Caeté’ aqui em Bragança, foi um momento de prestar contas com a comunidade, com as pessoas que doam para o Criança Esperança. Isso só reforça a necessidade de apoiar ações como esta, que incentivem a educação por meio da música’, avaliou.

Criança Esperança: O Projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO e tem por objetivo chamar atenção da sociedade para a questão da infância e juventude no Brasil. Para ajudar os jovens e crianças em projetos sociais espalhados por todo país, o Criança Esperança mobiliza todos os brasileiros para doarem recursos que são revestidos em projetos sociais.

Só este ano, o Projeto está apoiando 75 sonhos de crianças e adolescentes, beneficiando mais de 200 mil deles. No Pará, o Criança Esperança está apoiando o Projeto Sons do Caeté desde o começo deste ano e ajudou a melhorar as condições das aulas de música e melhorou a infraestrutura do Instituto de Artes Aurimar Monteiro de Araújo, local onde são ministrados as aulas. Com os recursos do Criança Esperança, o projeto conseguiu comprar oito computadores, montou uma biblioteca e trocou todo os móveis do Instituto.

Com apoio do Criança Esperança, o Projeto 'Sons do Caeté' tem como objetivo promover a inclusão social e cultural dos 480 alunos atendidos por meio da educação musical e cidadania, preservando a rica cultural bragantina. O 'Dia da Esperança' teve o apoio da TV Liberal, afiliada TV Globo em Belém. O show mobilizou vários profissionais das Organizações Rômulo Maiorana como técnicos, radialistas e jornalistas.

Fotos: http://www.orm.com.br/projetos/galeria/fotos/212/index.asp#

Fonte: http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=19&id_noticia=546519#.Tj5uP04cGeA.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário