terça-feira, 30 de agosto de 2011

28 de agosto: Dia Nacional de LEO Clubes

LEO Clubes são o maior clube de serviço filantrópico juvenil do planeta, patrocinados por LIONS Clubes, compostos por jovens, com faixa etária entre 12 a 28 anos.

São clubes que existem em vários países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais, ampliando seus conhecimentos e horizontes através da dedicação ao serviço filantrópico.

Os LEO Clubes oferecem também, OPORTUNIDADES para um melhor desenvolvimento pessoal, fazendo novas amizades e obtendo uma melhor compreensão humana. Em vez de apenas desejar que o mundo seja um lugar melhor para se viver, os componentes dos LEO Clubes trabalham para alcançar esse objetivo. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovem a cada ano. Os sócios se denominam "companheiros" e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes.

O movimento LEO no Brasil conta com cerca de 13 mil jovens que atuam nos quatro distritos múltiplos (LA, LB, LC e LD) e fazem uma grande diferença.

A História

A história do LEO Clube começa no final da década de 50, na cidade de Glenside, estado da Pensilvânia, Estados Unidos. James Graver e William Ernest, pertencentes ao LIONS Clube de Glenside, acreditavam que os jovens também deveriam realizar serviços comunitários. Pensando nisso, eles reuniram um grupo de estudantes e organizaram um clube juvenil, o qual deram o nome de "LEO CLUBE". A fundação ocorreu no dia 05 de dezembro de 1957. O dia 05 de dezembro passou a ser o Dia Internacional de LEO Clubes. A intenção era que o LEO Clube servisse a comunidade e, ao mesmo tempo, desenvolvesse nos sócios as qualidades de liderança, lealdade escolar, realizações escolásticas, responsabilidade individual, igualdade, honestidade e respeito ao próximo.

A partir de outubro de 1967 o programa de LEO Clube tornou-se atividade oficial dentro do LIONS Internacional.

Hoje existem cerca de 5.400 LEO Clubes, com aproximadamente 135.000 sócios, espalhados por 138 países.

O primeiro LEO Clube fundado no Brasil, foi o o LEO Clube de Maceió Lagoa, no dia 28 de agosto de 1969. Em virtude disso, o dia 28 de agosto passou a ser considerado o Dia Nacional de LEO Clubes.

O LEO Clube deve ser encarado como uma "escola de cidadãos", que prepara os jovens para se tornarem líderes em suas comunidades. Assim, através de suas atividades dentro do LEO Clube, o sócio tem a chance de desenvolver seus talentos e habilidades. O Clube dá a ele a oportunidade para adquirir experiência e desenvolver liderança.

O nome "LEO" foi escolhido por significar leão em latim. O emblema que é utilizado, compreende duas caras de leões, cor de ouro, postadas em direções opostas, ou seja, uma olhando para à esquerda e outra para à direita, tendo no meio uma barra vertical de cor bordô com as letras da sigla LEO (Liderança, Experiência e Oportunidade)também na cor ouro; a cabeça de leão voltado para a esquerda representa o orgulho do passado, orgulhosa do serviço realizado e a outra, voltada para a direita, representa à visão do futuro e a preocupação com a humanidade.

Distrito

Território determinado, dentro do qual se agrupa um número de clubes, com fins administrativos. O Distrito LEO segue os mesmos limites do Distrito de Lions correspondente. Um Distrito LEO é formado por pelo menos 6 LEO Clubes constituídos, ou seja, com Certificado de Organização emitido por Lions Clubes Internacional.

O Distrito de Lions é administrado por um Governador de Distrito, e o Distrito LEO é administrado por um Presidente de Distrito.

Distrito Múltiplo

Território constituido por 2 ou mais Distritos. No caso do Brasil temos 4 Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD). O Distrito Múltiplo LEO segue os mesmos limites o Distrito Múltiplo de Lions correspondente.

O Distrito Múltiplo de Lions é administrado por um Presidente do CG (Conselho de Governadores), e o Distrito Múltiplo LEO é administrado por um Presidente do DM (Distrito Múltiplo).

Subdivisões dos Distritos Múltiplos do Brasil

  • O Distrito Múltiplo LEO LA está subdividido em: LA-1, LA-2, LA-3, LA-4, LA-5 e LA-6, compreendendo as Regiões Nordeste e Norte (exceto Tocantins)
  • O Distrito Múltiplo LEO LB está subdividido em: LB-1, LB-2,LB-3, e LB-4, compreendendo a Região Centro-Oeste (exceto parte do Mato Grosso do Sul) mais Tocantins, Distrito Federal e parte de Minas Gerais e de São Paulo
  • O Distrito Múltiplo LEO LC está subdividido em: LC-1, LC-2, LC-3, LC-4, LC-5, LC-6, LC-8, LC-11 e LC-12, compreedendo a Região Sudeste (exceto parte de Minas Gerais e de São Paulo) e parte do Mato Grosso do Sul

OBS: Com o Redistritamento em julho de 2004, os Distritos LC-7, LC-9 E LC-10 se fundiram para formar um único Distrito o LC-12.

  • O Distrito Múltiplo LEO LD está subdividido em: LD-1, LD-2, LD-3, LD-4, LD-5, LD-6, LD-7, LD-8 e LD-9, compreendendo a Região Sul.

Objetivos do LEO Clube

  • Promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade.
  • Unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.

Propósitos do LEO Clube

  • OFERECER à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.
  • PROMOVER entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.
  • DESENVOLVER qualidades de liderança.
  • DAR ao sócio a experiência de serviço comunitário.
  • PROMOVER a compreensão internacional.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário