domingo, 21 de agosto de 2011

O que aconteceu na 2ª Plenária Municipal da Juventude de Bragança/PA 2011

A 2ª Plenária Municipal de Juventude de Bragança/PA, realizada na última sexta-feira, na igreja CEIA (Bragança) foi um sucesso de participação e discussão dos temas relacionados aos eixos temáticos propostos em caráter nacional. Vale ressaltar que Bragança foi o primeiro município do Estado a realizar a Etapa Municipal da construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, agendada para os dias

Fiz a palestra principal que orientou as discussões do evento, trazendo à tona um ponto de vista sobre a Juventude bragantina, situações, números, perspectivas, ideais e medos no contexto atual do início do século XXI.

A Coordenadora do evento, Suziane Mendes que abriu oficialmente a plenária em nome da primeira-dama Rosa Helena Oliveira (também secretária de Trabalho e Promoção Social), iniciou os trabalhos ressaltando o êxito da organização, especialmente a mobilização que reuniu cerca de 150 participantes, entre os adolescentes e jovens pertencentes aos programas sociais em atividade e jovens pertences a movimentos sociais da Juventude, como os jovens do LEO Clube de Bragança, da Pastoral da Juventude, da Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência, do Grupo de Escoteiros, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, de estudantes e pessoas interessadas nas questões da juventude.

Destaco a participação do Poder Legislativo e de uma parte significativa de servidores públicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social. Presentes a Sra. Solange Sarmento (esposa do Vice-prefeito Américo Sarmento), Gilberto Oliveira (secretário executivo de Gabinete) os vereadores Daldi Monteiro, Zeca Rocha e Dário Ramos, representantes da Segurança Pública, da Coordenadoria de Juventude do Estado do Pará (ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH), de órgãos da Educação e da Saúde, além de amigos/as que participaram e puderam ajudar na discussão e na construção de propostas que foram aprovadas e devem ser encaminhadas ao Executivo Municipal de Bragança, além da eleição de 06 delegados/as que representarão o Município na 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que deve acontecer nos dias 14 e 15 de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém/PA.

Entre as propostas aprovadas, estão as que se relacionam com a construção da Rede de Políticas Públicas e Conselho de Juventude de Bragança, sugeridas desde 2008, na 1ª Plenária Municipal de Juventude e que ainda não foram colocadas em prática. Uma proposta que chamou a atenção e que pude sugerir em algumas conversas entre os grupos temáticos foi a organização de uma Virada Cultural com serviços de cidadania e saúde aos jovens, que poderá ser construída com a participação ampla de toda a rede de serviços públicos e entidades relacionadas à Juventude.

Foram eleitos 06 (seis) Delegados para representar Bragança na conferência estadual 01 (uma) representante do CRAS e PETI e 02 (dois) representantes do Pró-Jovem (pelo Poder Público); 01 (um) representante do LEO Clube de Bragança, 01 (um) representante da Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência e 01 (um) representante da Pastoral da Juventude (pela Sociedade Civil). Saudações e congratulações a todos/as os/as jovens que participaram e aos/às organizadores/as da Plenária de Juventude de Bragança de 2011. Veja as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário