terça-feira, 9 de agosto de 2011

Casa de Estudos Luso-Amazônicos da UFPA reúne em Belém para avaliar projeto "Conheça o seu Município"

A Casa de Estudos Luso-Amazônicos (CELA) da Universidade Federal do Pará, ligada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais promoveu hoje, 09.08.2011, na sede da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) a reunião semestral de avaliação do projeto “Conheça o seu Município”, coordenado pela Prof.ª Maria de Nazaré Santos Paes de Carvalho, que tem como finalidade a criação de instrumentos didáticos (livros, cd-rom’s, materiais pedagógicos, trabalhos afins, etc.) no objetivo de dar embasamento a um trabalho de Educação acerca das características da História e outros aspectos gerais de cada município contemplado, por edição.

Nessa reunião, atendendo ao pedido da Prefeitura Municipal de Bragança, estive presente, apresentando uma proposta discutida com a Coordenação do Projeto em Bragança (leia-se Prof.ª Diana Ramos Silva, da Sec. Municipal de Finanças, Prefeitura Municipal de Bragança) e que será objeto de construção coletiva em uma agenda de eventos, trabalhos e propostas da Agenda Bragança 400 anos, em processo de implementação via Poder Público.

Esse projeto mais amplo abordará também a criação, ainda em 2011, de um material bibliográfico (livro) que contemple de forma didática e mais generalizada, as características do Município de Bragança, reunindo dados históricos, geográficos, culturais, sociais e potencialidades naturais e turísticas.

Estavam presentes os representantes dos municípios do arquipélago do Marajó Portel, Melgaço, Soure, Ponta de Pedras, Anajás e como municípios convidados Bragança e Ananindeua. Fiz uma breve explanação do que já foi acertado, construído e das metas a serem alcançadas para que em tempo hábil possamos juntos (sociedade civil, pesquisadores, entidades e profissionais em geral) elaborar um plano de ação integrado para que a comemoração dos 400 anos de conquista de Bragança a ser realizada em 2013 esteja a contento.

A sugestão mais importante a destacar para o Poder Executivo Municipal é a formação de uma equipe multidisciplinar para preparar a agenda dos 400 anos de Bragança, seja em pesquisas históricas realizadas e a realizar, reunião de material documental diversificado (fontes históricas em geral, iconografia, oralidade, registros escritos, etc.), seja em infraestrutura básica e melhoramentos urbanos, solenidade (festa) de celebração desse quarto centenário.

De nossa parte, fica o compromisso do historiador e das instituições reunidas no projeto para chamarmos atenção à discussão urgente e necessária desse evento que marcará uma geração inteira de bragantinos que poderão vivenciar os quatro séculos de conquista europeia da Pérola do Caeté.

Utilidade Pública: A PROINTER – Pró-Reitoria de Relações Internacionais, da Universidade Federal do Pará é o setor responsável pela cooperação entre a UFPA e as diversas instituições internacionais de ensino, pesquisa e fomento à educação, na área científica e cultural. Através da PROINTER, a comunidade universitária poderá encontrar instrumentos de apoio a projetos conjuntos de pesquisa, formação de recursos humanos e intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos. Cabe ainda à PROINTER articular-se com instituições e organismos de cooperação e fomento, promovendo ações que visem à realização e ao estabelecimento de cooperação científica e cultural com organismos internacionais, de interesse da Universidade Federal do Pará, fazendo o posterior acompanhamento do desenvolvimento de acordos firmados entre a UFPA as diversas instituições internacionais. A PROINTER facilita à comunidade universitária o acesso aos diversos contatos com mecanismos de incentivo ao ensino e à pesquisa, tais como bolsas, programas de cooperação, fomento a projetos, etc. O Pró-Reitor de Relações Internacionais é Prof. Flávio Augusto Sidrim Nassar. Funciona no Prédio da Reitoria da UFPA (Campus Belém, 3º andar. Rua Augusto Corrêa, s/n. Guamá. CEP: 66075-110), em Belém. O endereço eletrônico é www.prointer.ufpa.br, contatos pelo e-mail prointer@ufpa.br. Telefone: (91) 3201.7211.

A CELA – Casa de Estudos Luso-Amazônicos está localizada em Belém/PA (Travessa Três de maio, 1573 – entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt. São Braz. CEP: 66063-390), vinculada à PROINTER/UFPA (Pró-Reitoria de Relações Internacionais) e coordenada pela Prof.ª Maria de Nazaré Santos Paes de Carvalho, com o endereço eletrônico www.ufpa.br/cela e contatos pelo e-mail npaesdecarvalho@ufpa.br. Telefones: (91) 3229.4778 e 3249.1376.

Nenhum comentário:

Postar um comentário