segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CUFA Filmes RJ (Central Única de Favelas) em Bragança

A produtora CUFA Filmes (Central Única de Favelas) do Rio de Janeiro esteve em Bragança, para gravar o programa da série de reportagens do Projeto Criança Esperança (TV Globo/UNESCO) no último final de semana (06 a 07 de agosto de 2011), que apresentará o Projeto do Instituto Aurimar Monteiro Araújo, apoiado pela iniciativa do projeto.

Na oportunidade, a CUFA Filmes fez o registro de diversas ações culturais para o Programa Aglomerado, que é exibido aos sábados às 18h30 na TV Brasil com a apresentação de MV Bill e Nega Gizza, gravado no Viaduto de Madureira/RJ. A equipe que esteve em Bragança manteve contato através da Prof.ª Daniela (Lela) Torres (ver blog http://lelaorca.blogspot.com) dirigida por Anderson Quack, com pautas e organização de Paulo Rhasta e os trabalhos do câmera Édipo e do motorista Beto.

Os integrantes da CUFA Filmes interagiram com a juventude bragantina, provaram diversos pratos da culinária bragantina, conheceram figuras inusitadas do quotidiano da cidade, trabalhando e rindo muito com os ditados populares paraenses e apreciando a natureza de uma cidade com tantos atrativos naturais e culturais. Curta as fotos, abaixo:

Os quadros do programa Aglomerado, gravados em Bragança abordarão os seguintes temas:

Bom de Boca: quadro que homenageia os mestres-cuca e vendedores de comida que fazer sucesso pelo Brasil, revelando uma comidinha especial de sucesso e o próprio cozinheiro, para conversar, mostrar como se faz e os consumidores do prato. Em Bragança foi escolhida uma parte da culinária paraense, com o prato Ostra Gratinada, reelaborado pelo chef Gustavo Asp com um tempero bem bragantino, que é servido no Restaurante Tom Marrom, centro de Bragança próximo à Praça da Bandeira. Foram entrevistados ainda dois consumidores do prato e frequentadores do restaurante, com a atenção especial de seu proprietário Fernando.

Boa da noite: o mote desse quadro é aborda a noite, onde tudo acontece, dando uma olhada geral para o que acontece na noite de cada lugar, o que é interessante, curioso e inusitado. O foco é na rua ou onde as pessoas se juntam para ouvir um som, dançar, conversar, enfim, celebrar e viver. Foram escolhidos os jovens do grupo de bicicletas que com destreza e o lazer e no bom estilo bike atuam nos arredores da Praça Antônio Pereira em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Bragança, Palacete Augusto Corrêa.

Guerreiros e Guerreiras: que mostra exemplos de lideranças que promovam ações sociais integradoras, junto a comunidades pelo Brasil, com exemplos de vida estimulantes e que demonstrem o empreendedorismo de pessoas, chamadas no programa de “guerreiros e guerreiras” do Brasil em mini-documentários. Para esse quadro, foi escolhido o Prof. Dário Benedito Rodrigues, historiador e professor universitário, que atua nas questões da defesa, construção e divulgação da História e da Cultura de Bragança. O cenário das gravações foi o Mirante de São Benedito (que completou 2 anos no dia 1º de agosto de 2011), na localidade do Camutá, zona rural de Bragança, onde a equipe se emocionou com o pôr-do-sol visto às margens do Caeté.

História a atuação: “Fazendo do nosso jeito” - A CUFA - Central Única das Favelas - iniciou suas ações em 1998 e aos poucos foi se transformando num dos maiores pólos culturais do país. Sua primeira ação concreta foi o curso audiovisual de formação e qualificação para jovens de favelas, que dura até hoje. Com muitas parcerias de cineastas - como Caca Diegues, João Moreira Sales, Joel Zito, Eduardo Coutinho, Jorge Coutinho e tantos outros, como também a colaboração da ECO (Escola de Comunicação) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - a CUFA criou festivais de cinema e seminários, tendo muitos de seus alunos premiados mundo afora! Com base numa trajetória firme e objetiva, tendo sempre como pano de fundo a cidadania, a CUFA vem levando há 13 anos, para além das favelas e periferias, cultura, lazer e esporte, para milhares de pessoas. E é com essa marca que a CUFA vem preparando seus alunos.

“Fazendo do nosso jeito para fazer a diferença” - Hoje a instituição decidiu usar sua experiência para expandir suas ações ao lançar a CUFA Filmes, uma produtora para dar voz e legitimidade a um trabalho que já vem sendo feito pela equipe de audiovisual da CUFA. Entrar no mercado formal era um avanço natural, uma questão de tempo, então faltava criar um centro de produção capaz de concorrer no mercado efetivamente, tendo suas equipes compostas na sua maioria por profissionais formados pela própria instituição. O protagonismo é nossa marca. A CUFA Filmes não será só comunidade, estará interagindo com tantos outros profissionais de mercado. Pois acreditamos que a maior e mais rica maneira de produzir conhecimento, é dividir conhecimento.

Programa Aglomerado: é o resultado de uma mistura apropriada ao gosto de quem está sintonizado com a cultura que surge nas ruas! Das metrópoles do Brasil e do mundo, o programa AGLOMERADO traz entretenimento, conteúdo e informação, deste universo urbano para todos. E o centro de convergência desse movimento começa no viaduto de Madureira, sede da Central Única de Favelas (CUFA/RJ). O espaço, onde usualmente acontecem atividades como o skate, basquete e dança de rua, será o cenário deste programa. O programa será permeado por matérias e quadros com o objetivo de abrir um canal de informações estimulantes sobre ações sociais, educacionais, um novo pensamento ecológico, humor, arte, gastronomia, esportes e tudo mais de interessante que se vê nas ruas. Tudo que acontece na rua – música, moda, esportes, gastronomia, artes plásticas, cidadania – no Brasil e fora daqui, vai se juntar no programa Aglomerado, formando uma linguagem que aproxima as diversidades e enriquece a mistura, com a velocidade que pulsa nos centros urbanos!

Fonte e Imagens: http://www.cufafilmes.com.br

Blog: http://www.programaaglomerado.blogspot.com

Outras imagens: Acervo do Prof. Dário Benedito Rodrigues (@dariobenedito1)

6 comentários:

  1. QUE LEGAL!!!!!!!!!!!
    QUANDO VC NASCEU O JUCLINO FALOU, ESSE É O CARA KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Dário, orgulho-me de ser seu amigo. Saber que você faz muito pela cultura do seu município; o resultado disso começa a aparecer. A cultura bragantina é rica e precisa ser explorada com classe e minúcia. Você tira isso de letra. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. nossaaaa, Dário Benedito, cada vez mais importante em nossa Região!
    legaal!
    gostei!
    Meus Parabéns meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é o Cara!!
    O Admiro muito! ^^'

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de agradecer a Daniella Torres, Fernando do TOM MARRON,a toda a cidade Bragantina pelo acolhimento e em especial ao Professor Dario Benedito.Sem vocês nosso trabalho não seria tão especial.Sentirei muita saudade de vocês e dessa cidade linda d+.
    Dario a sua luta de preservação da historia e da valorização da cidade é impressionante.O sua entrevista emocionou toda equipe.
    Paulo Rhasta

    ResponderExcluir
  6. Ei! Eu sabia que estava indicando a pessoa certa.
    Beijocas amigo lindo. Fique com Deus!
    Lela

    ResponderExcluir