sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Em 03 de setembro de 1798, assim nascia a Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança

Primeiro Compromisso da Irmandade de São Benedito de Bragança

Escrivão da Camera (...) da Villa de Bragança (...) do Nosso E.mo (Excelentíssimo) Sr. Dom Francisco de Souza Coutinho Governador e Capitão General do Est.o (Estado) do Pará.

Certifico que (...) parte de Escravos (...) desses desta Vila nnela entregue huma Provisão ao Excelentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo Diocesano, (...) a lançar neste livro em publica forma que faço (...) Rev.mo (Reverendíssimo) Dom Manuel de Almeida por mercê de V. M. Bispo do Grão-Pará e do Conselho de Sua Magestade que Deos guarde V.M. Aos que esta nossa Provisão virem saude Benção fazemos saber que sudictos nos enviarao dizer que os escravos dos moradores desta Villa de Bragança que elles movidos de huma fervorosa devoção que consagrão ao Gloriozo São Benedicto tenção erigir nesta mesma Villa huma Irmandade dedicada ao mesmo Santo e que para esta erecção nos pediro (...) Provisão, entendendo nos a sua supplica que (...) dirigida ao serviço de V. M. Houvemos por bem demandas (...) que há (...) de pela qual suplicamos licença para poderem erigir a mencionada Irmandade na Freguezia desta dita Villa ficando por objectivos no (...) terem de dois mezes (...) inventarem os Estatutos que de V. M. (...) mesma Irmandade.

Per nos approvamos a (...) nesta Villa de Bragança (...) daquella Chancellaria (...) Aos vinte e seis dias do mes de agosto de mil sete centos e noventa e oito (...) leu o (...) Fernandes escrivão que a subscrevi// Manoel Bispo do Pará// Esta com a rubrica do Excelentissimo Reverendissimo Senhor Bispo// Provisão (...) que Vossa Excelencia Reverendisima (...) licença para a ereção da Irmandade de São Benedicto// Para Vossa Excelencia ver// A Chancellaria (...) digo trezentos reis// Ao Sello cem reis// Desta Trezentos reis// (...) cento e sesenta reis// Regt.o (Regimento) Oitenta reis// E (...) setenta mais medida provisão que aqui lanço de Vos e de todo bem despropriei que me foi entregue pelos supplicantes a que (...) todo o defendo. E verdade (...) Bragança 3 de sept.mo (setembro) de 1798.

Innocencio (...) da S.a (Silva)

COMPROMISSO DA IRMANDADE DE S. BENEDICTO

Maravilhozo instrumento da onnipotencia divina nos propoem (...) no bemaventurado São Benedicto, Espelho de perfeição religioza amante da humildade, Terror dos soberbos, e luz aceza nas chamas da Caridade pelo zelo Apostolico com que os vicios perceguia. Perenne fome de sabedoria ilustrada pelo Espirito Santo postilada na aula da contemplação fazendo nella progressos inimitaveis q. (que) chegava a ser pelos homens daquelle tempo consultado, e nelle acharão a divizão de suas duvidas servindo de admiração este prodígio de sabedoria que fez mover Santo Agostinho dizer que he o q. (que) ouvistes? Levantas-se os ignorantes e (...) o Ceo, e nos com as nossas doutrinas sem coração flutuamos na carne e no (...) Por certo que manifesta Deos muitas vezes p.a os rudes aquella sabedoria que esta (...) aos olhos dos viventes para que vendo-se probidade do instrumento, conhecida da cauza superior. A este (...) os nossos escravos (...) nossos instrumentos ser nosso vogador (?) na presença do altissimo conseguirmos por sua Merce (...) solida paz, huma santa conformidade, e alegria na cituação que por ahos juízos de Deos nos achamos no nosso humilde estado submergidos, E para (...) solida e permanente (...) nossa devoção, que (...) com preceitos que fiquem sendo immutaveis: o que estabelecemos na forma seguinte:

[seguem os capítulos]

Essa forma nos parece termos estabelecido os preceitos que observar se devem nesta Irmandade, pelo que pedimos toda a humildade ao Excellentissimo e Reverendissimo Snr. Bispo queira confirmar estes estatutos pelos quaes pertendemos fazer muitos serviços a Deos de que resulta Gloria accidental ao bemaventurado São Benedicto, e para firmeza nos assignamos com huma crus signal de que uzamos. Bragança 3 de Septembro de 1798.

[assinaram o compromisso os irmãos]

De Pedro + de Amorim

De Simiam + da Costa De Frco + Ferreira

De Manuel + Ferreira

De Pedro + Rodrigues De Jose + Manoel

De Luciano + de Amorim De Xavier + Felipe

De Frco + Pereira

De Barnabé + Pinto De João + Divino

De Domingos + Ribeiro De Calisto + da Costa

De Antonio + da Cunha

Um comentário:

  1. E lá se vão 214 anos de resistência cultural na Amazônia... Parabéns pela postagem e viva São Bené

    ResponderExcluir