terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bragança encerra 42ª Semana da Pátria 2010

A Semana da Pátria 2010 acabou. Nota B+. É hora de continuar. E de avançar! E quanto temos de avançar, juntos. Uns com a certeza do dever cumprido, outros com o pensamento de poder ter feito melhor. Eu assisti alguns eventos. Fui a alguns lugares. Vi algumas pessoas.Entendo as dificuldades e me proponho a opinar, se for arguído e se minha opinião contar de verdade, como cidadão, apenas.
E para mim foi uma verdadeira independência assistir ao desfile literalmente "de camarote", após seis anos "vendo" lá de baixo, na avenida. Vi quase tudo. E gostei muito do que foi apresentado.
O que senti é que o povo de Bragança gosta da movimentação que envolve tudo o que é da Semana da Pátria: jogos, blusas, competições, torcidas, ensaios, desfiles, etc. enfim, o que é uma tradição genuinamente bragantina e que poderia ser melhor incrementada com o turismo. Taí uma dica!
Ao final dos jogos, resta avaliar quão terá sido a mudança proclamada com o tema "A vida não é uma droga: craque só no esporte". Bastou ver ontem a forma com que o público reagiu nos jogos finais no Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli para pedir mais uma semana de reflexão para ver se diminui a quantidade de bebida alcoolica consumida no local. Deu pra alguém contar o "super" número de latinhas? E as comemorações? Com guaraná?
Ora, não sejamos tão ingênuos... e por isso pergunto! Quem ouviu as palestras cívicas pelo rádio? Tomara que muitos! Pois de lá emanaram excelentes explanações sobre o tema e sobre o próprio evento (marco) gerador: a independência.
E as escolas que se esconderam em si mesmas como há muitos anos? Algo mudou em suas vidas? Quais os objetivos de gestões escolares cumpridos? Aquilo tudo demonstrado hoje é realmente trabalhado com os/as alunos/as? Eu rezo e torço que sim! E sou otimista com as pessoas.
Para o objetivo de tentar alertar para o avanço, o uso/consumo de drogas e sua disseminação em nossa juventude, o tema chegou em boa hora, já repetindo a intenção de alguns anos atrás, dadas as intempéries de nossa época e a avalanche de contra-valores inseridos nas drogas.
Mas deu para ver muita coisa legal e o incentivo de parte do poder público. Como eu falei à rádio, só não faz quem não quer, porque não quer se comprometer em ajudar. Alguns exageros e contradições, por certo. Mas repito: Nota B+. Vi e reconheço o esforço das equipes que atuaram no evento. É um trabalho e tanto. Congratulações a todos/as. É muita coisa. São muitos detalhes. Acaba sendo um alívio essa hora do 7 de setembro. Analisar, desarrumar, refazer, planejar, replanejar. Em frente... sempre.
Com essa imagem, de alguns associados/as do Lions Clube de Bragança, LEO Clube de Bragança e da Pastoral da Juventude de Bragança) me despeço de hoje, 07 de setembro. Até 2011...

Um comentário:

  1. Eu Diego Gatinho, venho parabenizar aos integrantes do Leo club de bragança, pelo trabalho realizado junto a pastoral da juvetude e ao nosso padrinho LIONS Club, pois sou um Leo, e mesmo sendo socio foraneo não deixo de participar mesmo que via internet ou atraves deligaçoes, acho que a cidade de bragança esta começãndo a perder o medo, para so assim começar a ter bons motivos pra ser cobiçada por olhos de fora, pois mesmo estando a 3.000km de bragança, consigo fazer qualquer pessoa sentir um pouco da emoção que é ser paraense e principalmente bragantino. um abraço a todos os bragantinos e aos amigos.

    ResponderExcluir