sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Homenagem aos Alunos concluintes do 3º Ensino Médio do Instituto Santa Teresinha/Turma de 2009

Escolhi dois textos de autoria do magnífico ator, diretor e escritor Sir Charles Chaplin, para homenagear os/as meus/minhas queridos/as ex-alunos/as do Instituto Santa Teresinha, no dia da conclusão do Ensino Médio 2009, turma em que ministrei aulas de História do Brasil e jovens que acompanhei desde 2003. Vai abaixo o link do meu vídeo de homenagem a eles no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=AwbV1HmlD4o

1. Sorri (tradução de Smile) Sorri quando a dor te torturar E a saudade atormentar Os teus dias tristonhos vazios Sorri quando tudo terminar Quando nada mais restar Do teu sonho encantador Sorri quando o sol perder a luz E sentires uma cruz Nos teus ombros cansados doridos Sorri vai mentindo a sua dor E ao notar que tu sorris Todo mundo irá supor Que és feliz 2. Tua caminhada Tua caminhada ainda não terminou.... A realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita de tuas palavras e do teu silêncio. Se amanhã sentires saudades, lembra-te da fantasia e sonha com tua próxima vitória. Vitória que todas as armas do mundo jamais conseguirão obter, porque é uma vitória que surge da paz e não do ressentimento. É certo que irás encontrar situações tempestuosas novamente, mas haverá de ver sempre o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói. Tu és jovem. Atender a quem te chama é belo, lutar por quem te rejeita é quase chegar a perfeição. A juventude precisa de sonhos e se nutrir de lembranças, assim como o leito dos rios precisa da água que rola e o coração necessita de afeto. Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram. Olhes para trás... mas vá em frente, pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te. Um abraço a todos/as, de coração, desse professor... com saudades. Longe dos olhos, perto do coração.

Um comentário:

  1. A Homenagem é tão linda. As traduções mostram que o sacrifício abençoado é aquele que se fortalece nas dificuldades.
    Não devemos deixar que os altos e baixos da vida nos corrompam, porque a alegria é aliada do sucesso,atraindo as coisas boas e para isso é necessário estarmos com a auto - estima elevada.
    A simples capacidade de acreditar, nos torna vencedores. Este é o momento de fazermos a diferença seguindo em frente não se esquecendo de nossas raízes, valorizando as pessoas que nos apóiam e dão força no auxílio ao alcance de nossos objetivos. Confiança é fundamental, confiar em Deus é a melhor coisa que devemos fazer para se confiar em nós mesmos.

    ResponderExcluir