Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com o MEC, o CONSED, a UNDIME e a UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária. A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece. Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros.
Objetivos do Selo Escola Solidária:
- Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade.
O Projeto Escola de Portas Abertas que funciona na Escola Luiz Paulino Mártires trabalha envolvendo dois aspectos fundamentais: os alunos, que são atendidos pela escola, e a comunidade onde esta é formada por ex-alunos, pais de alunos, servidores, moradores anexos à referida escola, comunidade que frequenta a escola e parceiros sociais. Sendo que o referido projeto desenvolve atividades de reforço escolar através de oficinas de gramática - produção textual com professores capacitados com licenciatura plena em letras, assim como oferece a comunidade oficinas de danças, oficinas de confecção artesanal como: apliques em sandálias, bonecas de fitas, arranjos florais feitos com garrafas pet, produção de utensílios de decoração feitos com materiais de sucata, além de bordado, crochê, pintura em tecidos. O projeto ainda oferece aulas de Informática tanto à comunidade extra escolar como aos alunos que que não tiveram oportunidade de aprender devido as dificuldades financeiras. Essas aulas são oferecidas por professores que trabalham no Laboratório de Informática da escola e também por professores voluntários que cursaram especialização na área de Informática na Educação. Tendo em vista não só educar institucionalmente mas também oportunizar tanto aos alunos quanto à comunidade a conscientização de que são cidadãos de direitos a Escola Luiz Paulino Mártires em parceria com o Projeto Escola de Portas abertas, promove além de oficinas também palestras informativas, que abrangem vários temas sociais relevantes e questionadores ao contexto social dos indivíduos.
Após análise do baixo rendimento escolar referente à ortografia, oralidade e compreensão textual decidiram-se por ofertar oficinas de gramática para serem desenvolvidas estas referidas competências, da mesma forma e deu a aplicação da oficina de informática assim como as palestras que são ministradas, primeiro focaliza-se na necessidade ou problemática educacional, depois focalizasse a atenção para a resolução ou amenização dos referidos problemas que afligem os alunos e a comunidade
Grande parte dos objetos e materiais construídos durante as oficinas de reciclagem, de reaproveitamento de material de sucatas, bordado, produção de bombons de chocolate, bonecas de fitas e crochê já foram expostos e vendidos durante as programações oferecidas na Escola, assim como um grupo de teatro foi formado por alunos da escola e já fazem apresentação em público no município, assim como os alunos de dança. No ano de 2008 tivemos 2 alunos do 3º ano - Ensino Médio - que participaram das oficinas de gramática e passaram no vestibular, sem precisar fazer cursinho.
Agradecimentos especiais:
Agradeço com toda a alegria e satisfação a todos os Ex-Conselheiros Escolares da EEEFM Luiz Paulino Mártires, em especial à Prof.ª Elizabete Assunção da Silva (Ex-Coordenadora do Conselho Escolar) por todo o trabalho à frente dessa instância de gestão democrática escolar e pelo empenho, dedicação e carinho com o Projeto Escolas de Portas Abertas, assim como à Prof.ª Maria José Rosa de Sousa (Professora Facilitadora), que além de líder da Comunidade do Bairro do Taíra foi uma desbravadora em se tratando da exequibilidade do projeto e à Prof.ª Amojacy Ferreira Silva (Coordenadora Escolar do Projeto), que se empenhou para que tudo estivesse a contento. Em extensão aos Alunos Bolsistas de todos os anos de 2007 a 2009, a todos os Oficineiros, com menção honrosa aos/às Professores/as da Escola, aos Funcionários, à Equipe de Logística do Projeto e à Supervisora do Projeto em Bragança, Prof.ª Clara Orminda da Silva Matos (também Diretora da EEEFM Bolívar Bordallo da Silva), pela liderança e carinho com a causa desenvolvida.
Parabéns ao meu amigo Dário pelo seu blog, que como sempre, busca divulgar seu trabalho e sua amada Bragança. Sucesso!!! Bernardo Ibagy Pacheco - Chapecó/SC
ResponderExcluirObrigado Bernardo, pelo seu carinho comigo e com Bragança. Obrigado sempre por sua atenção quando estive na sua linda cidade Chapecó/SC. Dias inesquecíveis ao lado de queridos companheiros LEO em 2007. Volte sempre por aqui no blog!
ResponderExcluir