quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Escola Estadual Luiz Paulino Mártires é premiada com o Selo Escola Solidária do Ano de 2009

Com muita felicidade, compartilho com todos os leitores e amigos a notícia encaminhada pelo Blog escolar de que a EEEFM Luiz Paulino Mártires recebeu do Instituto Faça Parte o Selo Escola Solidária 2009, pela execução de sucesso do Projeto Escola de Portas Abertas, fruto da parceria da Escola, do Conselho Escolar, da Comunidade Escolar e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA). O Projeto Escola de Portas Abertas foi iniciado em outubro de 2007, ainda em minha gestão e teve sua execução continuada até 2009.

Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com o MEC, o CONSED, a UNDIME e a UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária. A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece. Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros.

Objetivos do Selo Escola Solidária:

- Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade.

- Propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias. - Incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa. - Qualificar a formação integral dos alunos. Rede de Escolas Solidárias: A Rede de Escolas Solidárias possibilita que escolas de todo país troquem experiências e, desta forma, enriqueçam seus projetos e transformem suas realidades. Além disso, a rede estimula a escola a refletir sobre sua própria prática pedagógica. A rede representa um retrato da educação brasileira, uma vez que as escolas desenvolvem suas ações e projetos de acordo com suas realidades e necessidades sob uma ótica inclusiva, emancipadora e participativa.

A primeira e única vez em que a EEEFM Luiz Paulino Mártires foi merecedora desse Selo aconteceu em 2003 e agora, seis anos, em 2009. Somente três escolas receberam essa distinção em 2009. Todas da Rede Pública de Ensino. Dentre elas, estão também a EEEFM Rio Caeté (SEDUC/PA) que desenvolveu o Projeto Natal Solidário e a EMEF Prof.ª Theodomira Raimunda da Silva Lima (SEMED/Bragança) que desenvolveu o Projeto Arte e Artesanato, com aproveitamento de materiais alternativos. Aproveito o espaço para me congratular com essas Escolas, seus Gestores e sua Comunidade Escolar pelo sucesso de seus projetos.

Que problema a escola quis resolver com esse projeto: Por estar localizada em um bairro periférico da cidade de Bragança/PA a escola recebe alunos, em sua maioria, advindos de locais de ocupação, o que os expõe tanto a escola, os alunos, os funcionários, a família dos alunos assim como a comunidade em geral a situações de risco como: marginalização, drogas, prostituição e etc. Por isso, a EEEFM Luiz Paulino Mártires aderiu ao Projeto Escola de Portas Abertas, que é um Projeto da SEDUC/PA, inspirado no programa Escola Aberta do Ministério da Educação (MEC), que pretende firma laços concretos de parceria entre escola e comunidade, onde ambos trabalhem juntos para a melhoria do Ensino Aprendizagem de nossos alunos assim como, o referido projeto visa descobrir junto a comunidade talendos que possam ser aprimorados e posteriormente possam servir de fonte de renda para as pessoas de baixo poder aquisitivo.

Descrição do Projeto: O Projeto Escola de Portas Abertas que funciona na Escola Luiz Paulino Mártires trabalha envolvendo dois aspectos fundamentais: os alunos, que são atendidos pela escola, e a comunidade onde esta é formada por ex-alunos, pais de alunos, servidores, moradores anexos à referida escola, comunidade que frequenta a escola e parceiros sociais. Sendo que o referido projeto desenvolve atividades de reforço escolar através de oficinas de gramática - produção textual com professores capacitados com licenciatura plena em letras, assim como oferece a comunidade oficinas de danças, oficinas de confecção artesanal como: apliques em sandálias, bonecas de fitas, arranjos florais feitos com garrafas pet, produção de utensílios de decoração feitos com materiais de sucata, além de bordado, crochê, pintura em tecidos. O projeto ainda oferece aulas de Informática tanto à comunidade extra escolar como aos alunos que que não tiveram oportunidade de aprender devido as dificuldades financeiras. Essas aulas são oferecidas por professores que trabalham no Laboratório de Informática da escola e também por professores voluntários que cursaram especialização na área de Informática na Educação. Tendo em vista não só educar institucionalmente mas também oportunizar tanto aos alunos quanto à comunidade a conscientização de que são cidadãos de direitos a Escola Luiz Paulino Mártires em parceria com o Projeto Escola de Portas abertas, promove além de oficinas também palestras informativas, que abrangem vários temas sociais relevantes e questionadores ao contexto social dos indivíduos.

Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais: Após análise do baixo rendimento escolar referente à ortografia, oralidade e compreensão textual decidiram-se por ofertar oficinas de gramática para serem desenvolvidas estas referidas competências, da mesma forma e deu a aplicação da oficina de informática assim como as palestras que são ministradas, primeiro focaliza-se na necessidade ou problemática educacional, depois focalizasse a atenção para a resolução ou amenização dos referidos problemas que afligem os alunos e a comunidade em geral. Quanto às oficinas de reciclagem e criação manual como crochê e bordado, são direcionadas à comunidade como um recurso que as possibilitem futuramente aprimorar seus talentos, afastar os jovens da marginalização e aumentar sua renda familiar através dos cursos e oficinas ofertados pelos projetos. O projeto também oferece oficinas de teatro, que em muito contribui para o desenvolvimento da oralidade assim como da dicção, gramática, oratória, discernimento, conversação, desinibição e expressividade.

Resultados: Grande parte dos objetos e materiais construídos durante as oficinas de reciclagem, de reaproveitamento de material de sucatas, bordado, produção de bombons de chocolate, bonecas de fitas e crochê já foram expostos e vendidos durante as programações oferecidas na Escola, assim como um grupo de teatro foi formado por alunos da escola e já fazem apresentação em público no município, assim como os alunos de dança. No ano de 2008 tivemos 2 alunos do 3º ano - Ensino Médio - que participaram das oficinas de gramática e passaram no vestibular, sem precisar fazer cursinho.

Agradecimentos especiais:

Agradeço com toda a alegria e satisfação a todos os Ex-Conselheiros Escolares da EEEFM Luiz Paulino Mártires, em especial à Prof.ª Elizabete Assunção da Silva (Ex-Coordenadora do Conselho Escolar) por todo o trabalho à frente dessa instância de gestão democrática escolar e pelo empenho, dedicação e carinho com o Projeto Escolas de Portas Abertas, assim como à Prof.ª Maria José Rosa de Sousa (Professora Facilitadora), que além de líder da Comunidade do Bairro do Taíra foi uma desbravadora em se tratando da exequibilidade do projeto e à Prof.ª Amojacy Ferreira Silva (Coordenadora Escolar do Projeto), que se empenhou para que tudo estivesse a contento. Em extensão aos Alunos Bolsistas de todos os anos de 2007 a 2009, a todos os Oficineiros, com menção honrosa aos/às Professores/as da Escola, aos Funcionários, à Equipe de Logística do Projeto e à Supervisora do Projeto em Bragança, Prof.ª Clara Orminda da Silva Matos (também Diretora da EEEFM Bolívar Bordallo da Silva), pela liderança e carinho com a causa desenvolvida.

2 comentários:

  1. Parabéns ao meu amigo Dário pelo seu blog, que como sempre, busca divulgar seu trabalho e sua amada Bragança. Sucesso!!! Bernardo Ibagy Pacheco - Chapecó/SC

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bernardo, pelo seu carinho comigo e com Bragança. Obrigado sempre por sua atenção quando estive na sua linda cidade Chapecó/SC. Dias inesquecíveis ao lado de queridos companheiros LEO em 2007. Volte sempre por aqui no blog!

    ResponderExcluir