terça-feira, 31 de julho de 2012

Um abraço de saudades a meu avô, Manoel Paes Rodrigues, o vovô Baixeira...

Meu avô, Manoel Paes Rodrigues - Manoel Baxeira (in memoriam), que realmente cumpriu mais que a sua função de avô na minha vida, após o falecimento do meu pai Jocelino, nasceu nessa data no ano de 1916.
Hoje, recordo com muitas saudades, sua memória, sua vida e renovo, publicamente, minha gratidão por tudo o que ele fez por nós, por ter nos protegido (à minha mãe, a mim e a meus irmãos) de quem nos ameaçou dividir, de ter sido corajoso e enfrentar tantas dificuldades, do seu jeito e com a sua personalidade forte e decidida.
Meu avô sempre foi muito atento, observador e disciplinador com seus filhos e também conosco, seus netos. Ficou dele, além dos aspectos físicos e morais, o espelho de um pai que não deixou nada faltar à sua família, que se esmerou por tudo o que ela representava, mesmo com as limitações que teve.
Seus ensinamentos eram bem silenciosos, baseados muitas vezes, no olhar e na observância ao respeito e à postura diante da vida. Eu só posso agradecer por exatamente tudo o que ele fez, ensinou, cobrou e compartilhou em nossa vida.
Desde 1998 não o temos mais conosco, mas como ele está presente, na sua casa, na nossa devoção familiar a São Benedito em Bragança, no meu coração de neto e segundo filho e até mesmo no meu nome (que ele escolheu quando nasci = Benedito).
Deixou-nos em 07 de abril de 1998, quando faleceu, em Belém, numa sexta-feira. Seu velório aconteceu na Igreja de São Benedito e seu sepultamento no outro dia no Cemitério Santa Rosa de Lima, na sepultura de n.º 01, pertencente à nossa família.
Onde estiver, continue a zelar pela nossa família (de todos os seus 14 filhos e seus inúmeros netos e bisnetos) e a olhar por nós. Amo você, vovô, hoje e sempre! Esteja em paz com Deus.
Teu neto, Dário Benedito Rodrigues.
Foto: Acervo pessoal.

Um comentário:

  1. Quero Noticias da Familia de Cel. Raymundo Nazeazeno Ferreira vc saberia me informar sobre o neto Lourival Ferreira?

    ResponderExcluir