sábado, 14 de julho de 2012

Entrevista exclusiva com a Ir. Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, em visita a Bragança

            Nesta sexta-feira, a pedido da Igreja Católica local e do Pe. Gerenaldo Messias, Pároco de Nossa Senhora do Rosário, acompanhei com um city tour histórico por Bragança um grande grupo de voluntários da Pastoral da Criança que recepcionaram sua Coordenadora Nacional, a Ir. Vera Lúcia Altoé, 53 anos, religiosa capixaba da Congregação da Imaculada Conceição de Castres, educadora formada em Pedagogia Teologia, que é continuadora da missão da saudosa Dra. Zilda Arns (fundadora e primeira Coordenadora dessa Pastoral) e coordenadora desde 2007.
            Fomos ao Mirante de São Benedito e ao Centro Histórico. Depois fizemos uma visita cordial à companheira Salete Figueiró, também voluntária da Pastoral da Criança e que se encontra em tratamento médico. Os amigos da Pastoral da Criança levaram à Salete os seus votos de saúde, abraços e um carinho especial.
            Ela nos revelou, entre muitas coisas, a sua torcida pela cidade de Bragança/PA, no quadro pela Dança da Galera apresentado em abril passado no Domingão do Faustão (TV Globo), pelo número de crianças atendidas ser bem maior que a outra cidade e agradeceu o empenho de todos os que participaram. Disse que ficou honrada com toda a divulgação do trabalho da Pastoral da Criança e que todos fazem parte desse desafio de ajudar a melhorar a vida das crianças no Brasil em todos os lugares que atuam, com crescimento do atendimento e da prestação de serviços.
            Foram momentos de muita amizade, acolhimento e reconhecimento do trabalho da Pastoral da Criança, em Bragança e na Diocese, além de perspectivas de crescimento desafiadoras para o próximo ano. Ao final, no sábado, após a missa no Complexo Poli Esportivo Dom Eliseu Maria Coroli, entrevistei a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé, que em visita a Bragança nos concedeu alguns minutos, com exclusividade, para falar dos trabalhos e ações da Pastoral da Criança e que marcou as suas impressões sobre a acolhida e recepção de tantos líderes, coordenadores e voluntários dessa Pastoral na Diocese de Bragança. Eis a entrevista e algumas fotos do seu passeio por Bragança.

Foto 1: Ir. Vera Lúcia no Mirante de São Benedito, tendo ao fundo a cidade da Orla de Bragança.

            Prof. Dário: Ir. Vera Lúcia Altoé, qual a perspectiva de crescimento da Pastoral da Criança no mundo atual, no Brasil de hoje?
            Ir. Vera Lúcia: Nós estamos agora fazendo o diagnóstico do último Censo (IBGE 2012) e percebemos que o índice de natalidade abaixou muito no Brasil nos últimos tempos. E nós, da Pastoral da Criança, queremos na realidade priorizar as crianças mais pobre e mais necessitadas, à medida que a gente for encontrando voluntários dispostos a amar esta missão, automaticamente nós iremos crescer ainda amais na Pastoral da Criança, não só em quantidade mas na qualidade das nossas ações. Porque não adianta nada ter um número grande e não ter um trabalho de qualidade e que prioriza, sobretudo, as crianças pobres e necessitadas. Hoje temos uma pesquisa muito interessante, que devemos priorizar os mil dias das crianças. Então é a partir daí que nós queremos realmente fazer valer a Pastoral da Criança para que nenhuma criança venha a morrer nesta faixa etária, que é a faixa etária mais delicada da vida da criança.

Foto 2: Ir. Vera Lúcia no Mirante de São Benedito, em atenção à explanação sobre a História de Bragança.

            Prof. Dário: Ir. Vera hoje nós assistimos um certo declínio de voluntariado no Brasil, por diversos motivos. Como a Pastoral da Criança está agindo nesse sentido para manter o seu corpus de voluntários, o seu grupo?
            Ir. Vera Lúcia: Por onde estou passando nesse Brasil, estou fazendo um desafio muito grande para as nossas lideranças: conquistar mais um líder para somar nesta grande família Pastoral da Criança. E ao mesmo tempo, pedimos encarecidamente que todos os líderes tenham pelo menos uma gestante cadastrada no seu caderno. Então, eu penso que no Natal deste ano nós possamos agradecer ao Menino Deus por mais essa liderança nova que se incorporou à Pastoral da Criança.

            Prof. Dário: Em se tratando da realidade local, a Diocese de Bragança já atua com a Pastoral da Criança desde 1985. Como foi a sua recepção, acolhida e como em sido o seu contato com os voluntários e lideranças dessa região na Amazônia?
            Ir. Vera Lúcia: Um povo muito querido, muito aconchegante. Realmente, vale a pena doarmos a vida nessa Pastoral. E uma das coisas bonitas é a grande meta que tem essa Diocese. No ano que vem, a Pastoral da Criança em nível nacional completa 30 anos e a coordenadora daqui está desafiando a Diocese de Bragança a chegarmos a trinta mil crianças atendidas na Pastoral da Criança. Isso vai ser um estouro para todos nós, um grande resultado. E até eu prometi voltar se realmente isso acontecer aqui em Bragança.

Foto 3: Ir. Vera Lúcia comigo, Edianel Rosário (LEO Clube) e Kátia Sales (HSAMZ).

            Prof. Dário: Nós sabemos que a população, os poderes públicos e as instituições religiosas se mobilizaram para a sua visita em Bragança. Qual a sua mensagem a todas as pessoas que acompanharam a sua visita e aqueles que não puderam estar presente?
            Ir. Vera Lúcia: Eu quero dizer que a minha alegria é muito grande. Quero parabenizar todos os que direta ou indiretamente estão contribuindo para que a missão da Pastoral da Criança possa se fortalecer cada dia mais. Agradeço de coração à Igreja local e aos meios de comunicação que se fizeram presente, aos amigos e aos parceiros, e em especial, aos meus queridos líderes da Pastoral da Criança, coordenações e equipes de apoio. Coragem, força, entusiasmo e dinamismo.
            E gosto de dizer sempre que a Pastoral da Criança é para as pessoas que são fortalecidas por uma fé muito grande e que nada na vida poderá desabonar essa fé e deixar vocês esmorecer. Um obrigado de coração a todas as famílias que também fazem parte da Pastoral da Criança e que por um motivo ou outro puderam estar aqui conosco nessa brilhante festa. Realmente nós fechamos quinze dias de visitas com um lindo buquê de flores.
            Que Deus os abençoe e que essas flores cheguem até o coração de Zilda Arns, quem tanto amou a Pastoral da Criança e tanto bem fez a essa Pastoral.

            Prof. Dário: Obrigado, Ir. Vera Lúcia pela entrevista e obrigado por ter vindo a Bragança.

Foto 4: Ir. Vera Lúcia e amigos da Pastoral da Criança visitando a Sra. Salete Figueiró e família.
           
Foto 5: Ir. Vera Lúcia na Praça Antônio Pereira, visitando o Centro Histórico de Bragança e o Coreto Pavilhão Senador Antônio Lemos com voluntários da Pastoral da Criança.

Fotos: Edianel Rosário

Biografia de Ir. Vera Lúcia Altoé (do site http://www.cancaonova.com)


            Indicada por Dom Algo Di Cillo Paggoto, presidente eleito do conselho diretor da Pastoral da Criança, para assumir a coordenação nacional da Pastoral da Criança.
            Irmã Vera Lúcia Altoé, é capixaba, natural de Cachoeiro do Itapemirim. Educadora formada em pedagogia, também estudou teologia e espiritualidade. É pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. Viveu até os 13 anos na fazenda de seus pais, quando foi estudar primeiramente em Barra do São Francisco e depois em São Paulo, em colégios de irmãs, período em que teve clareza de sua vocação e ingressou na vida religiosa. Após concluir os estudos, foi enviada em missão para o Mato Grosso, onde atuou na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis, já há 33 anos.
            Começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Antes de ser Coordenadora Nacional, integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária.
            Segundo ela, seus principais desafios como nova coordenadora nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada.
            “Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar sobretudo a auto-estima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirma Irmã Vera Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário