sábado, 28 de julho de 2012

Prefeitura de Bragança apresentou o projeto de restauração do Mercado Municipal (de 1911) nesta manhã de 28 de julho

            Hoje pela manhã, no interior do prédio do Mercado Municipal, foi apresentado o projeto técnico de restauração do prédio e de revitalização do seu entorno, pelo prefeito de Bragança Edson Oliveira e pelo arquiteto responsável pelo projeto Wallace Almeida.
            Estiveram presentes no evento autoridades, secretários municipais, imprensa, equipe da empresa que está trabalhando na restauração, os operários que atuam na obra e alguns convidados, reunidos num café da manhã oferecido pela Administração Municipal.
            Após intensa pesquisa anterior e levantamento de dados, foram disponibilizadas várias informações sobre a história da edificação, cores, padrões iniciais, reformas realizadas, constando no projeto a restauração do imóvel e deo quadrilátero da Praça Silva Santos onde ele está localizado, com a reforma e disponibilização de um espaço interno multiuso, a recuperação do telhado, a alocação de serviços na parte interna do prédio e a única intervenção com a construção de banheiros para atender a demanda do local.
            Uma peculiaridade é a manutenção, em alguns pontos destacados pelo arquiteto, de espaços para compra e venda, especificidade da memória desta edificação que data de 1911 e é uma das obras importantes do período da administração do Intendente Antônio da Costa Rodrigues, inaugurado no dia 07 de setembro daquele ano após querelas que envolveram a luta pelo terreno.
            No entorno foram previstas melhorias, adequações do espaço, arborização e jardinagem ornamental, além de espaços para alimentação. A previsão para a conclusão da obra pode ser entre os meses de setembro e outubro, segundo expectativas do prefeito e do arquiteto. Lembro que o prédio se encontra tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de Bragança, Decreto n.º 010/2088, de 15 de janeiro de 2008, Artigo 1º , ítem V do documento.
            Abaixo, algumas fotos que fiz e detalhes da reforma já iniciada do prédio do Mercado Municipal de Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário