sexta-feira, 29 de abril de 2011

Re-lançamento do PROERD em Bragança

Recebi o convite para o evento de re-lançamento do PROERD (Programa Educação de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Pará, em Bragança/PA. A solenidade será no Teatro Museu da Marujada, às 09h30, com a presença de autoridades civis e militares, marcando um passo fundamental de consolidação do programa que já atendeu a centenas de alunos/as em Escolas públicas da cidade.

Congratulações à Polícia Militar do Pará e à 5ª Companhia de Polícia Militar de Bragança. Conheça o PROERD.

O QUE É O PROERD?

PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é desenvolvido pela Policia Militar do Estado do Pará e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental.

COMO SURGIU?

O PROERD surgiu nos Estados Unidos em 1983, na cidade de Los Angeles EUA, e se expandiu rapidamente para mais de 50 países no mundo.

PROERD NO ESTADO DO PARÁ

O PROERD teve inicio no Estado do Pará, em agosto de 2003, com os Instrutores: Ten. Formigosa, Sgt. Tadeu e Sgt. Araújo, nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Correa, que foram os precursores na divulgação e aceitação tão logo conheceram as vantagens do Programa. Cada Prefeitura e SEMED, através de parcerias formadas com empresas e a sociedade civil se unem para a aquisição das cartilhas, camisetas e outros materiais, necessários a execução do Programa contemplando as escolas que aderiram à rede de proteção contra as Drogas.

Hoje já formou aproximadamente 17.000 alunos, contemplou 187 escolas e 385 turmas, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Igarapé-Açú, Igarapé-Miri, Castanhal, Barcarena, Augusto Corrêa, Bragança, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Itaituba.

Se existir um esforço cooperativo, entre Polícia Militar, Escola e Família as atividades do PROERD, superarão todas as expectativas, sendo assim, de grande importância essa integração no âmbito educacional, atuando de forma preventiva.

Esta é uma das novas formas de atuação de responsabilidade social, que as Polícias Militares do Pará e de todo o Brasil, assumem com a sociedade, oferecendo às famílias, aos educadores e aos educandos, uma capacitação com o objetivo de manter “Nossas crianças longe das Drogas”.

ESCOLAS ATENDIDAS DE 2003 A 2007:

- 203 Escolas, 421 Turmas, num total de 17.000 alunos;

- TOTAL DE 2007: 54 Escolas com total de 3.440 alunos.

O CURSO

Desenvolvido no ambiente escolar, o PROERD envolve crianças na faixa etária dos 9 aos 12 anos do ensino fundamental, concentrando na 4ª e 6ª série.

HABILITAÇÃO DOS DOCENTES

O corpo de Facilitadores do PROERD é formado por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a treinamento especifico organizado em um cruso de 80 horas/aula, especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policia/cidadão.

Fonte: http://cfap.blogspot.com/2008/03/o-que-o-proerd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário