sexta-feira, 15 de abril de 2011

Morre Hélio da Mota Gueiros, ex-governador do Pará

Faleceu no início da tarde dessa sexta-feira o ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Mota Gueiros, em sua casa no bairro do Marco em Belém/PA, de complicações relacionadas à insuficiência renal. Seu velório será realizado no Palácio Lauro Sodré, sede do Governo do Estado do Pará na gestão Gueiros, conforme anunciado pelo site do Governo do Pará.

Há algum tempo, estava sendo submetido ao tratamento de hemodiálise, tendo se aposentado do exercício do jornalismo há três meses de sua coluna semanal (aos domingos) no jornal O Diário do Pará.

Deixa viúva a Prof.ª Therezinha Gueiroz, atual Secretária Municipal de Educação de Belém e cinco filhos. Foi atuante em vários segmentos e funções do jornalismo e da política, além de ser membro da Academia Paraense de Letras. O último cargo de Hélio Gueiros foi o de Prefeito de Belém/PA.

Manteve por alguns anos a página http://heliogueiros.wordpress.com

Biografia e Política: Hélio Mota Gueiros nasceu em Fortaleza/CE, em 12 de dezembro de 1925 e estava afiliado ao PMDB Pará. Belém, 15 de abril de 2011)

Chegou ao Pará no final da década de 20. Voltou ao Ceará nos anos 30 e formou-se, em 1949, no Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito. Entrou para a política em 1958, atendendo ao convite de Magalhães Barata, tornando-se logo suplente de Deputado Estadual, mandato que assumiu entre 1958 e 1962. Em 1962, foi eleito Deputado Estadual, pelo PSD, chegando a líder da gestão de Aurélio do Carmo entre 1962 e 1964.

Com a Ditadura Militar, em 1964, seu mandato foi cancelado. Elegeu-se Deputado Federal com a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB, depois PMDB), entre 1966 e 1970, tendo de novo seu mandato cancelado, ainda com a suspensão de seus direitos políticos por dez anos. Foi eleito para o Senado Federal em 1983, ainda integrante do PMDB. Em seguida, foi eleito Governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.

Exerceu a função de professor, advogado e político, além de adotar o jornalismo como profissão. Com Magalhães Barata ajudou a fundar o noticioso O Liberal, na década de 50. Escreveu e editou a Folha do Norte e durante a segunda fase de O Estado do Pará. Foi um dos principais articulistas de Diário do Pará á época de sua fundação, no início da década de 80. Também apresentou o Programa “Em Primeira Mão” na TV Marajoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário