domingo, 3 de abril de 2011

Em 03 de abril de 1908 era inaugurada a Estrada de Ferro de Bragança

Inauguração da Estrada de Ferro de Bragança

Às 23h do dia 2 de abril de 1908, o senhor Governador Augusto Montenegro partiu em comboio especial, de uma parada na Gentil Bittencourt com a 22 de junho, com destino a Bragança, acompanhado de sua comitiva (Srs. Desembargador Tomaz Ribeiro, Drs. Arthur Lemos, Lira Castro, Hernann Schindler, Virgilio Sampaio, Aminthas Lemos, Inocêncio Hollanda, Visconde de Monte Redondo, José Barbosa dos Santos Sobrinho, Dr. Joaquim Lalôr, Capitão Cassulo de Melo, Ajudante de Ordens do Governador e os jornalistas A. Miranda, de “O Jornal”, e Raimundo Tavares, de “A Provincia”).

Às 6 horas e 45 minutos, o trem se aproximou de Bragança. Antes mesmo de entrar na cidade, o povo se aglomerava às margens da Estrada, saudando o Governador que, postado na plataforma, agradecia com efusivos gestos.

O povoado do Taíra (hoje bairro), saudou a passagem do trem com uma grande queima de fogos.

O Governador Augusto Montenegro foi recebido pela menina Cesarina, filha do Sr. Pedro Serra, com um buquê de flores naturais, seguida dos Srs. Major Simpliciano Fernandes de Medeiros, Intendente Municipal; agrimensor Angelino Lima, diretor da Estrada de Ferro de Benjamin Constant; José Marques da Silva, Diretor do Grupo Escolar; José Paulino dos Santos Mártyres, Antônio Paixão, Miguel Nobre da Cunha, Rodolpho Penonte, Dr. Martins Miranda, Juiz Substituto; Dr. Luiz Guterrez, Juiz de Direito; Dr. Magno Pinheiro, Tenente Coronel Tomás de Paula Ribeiro, todos vogais do Conselho Municipal e membros da sociedade bragantina ali presentes.

A inauguração da Estação Ferroviária de Bragança aconteceu em 7 de setembro de 1908. Cerca de três mil pessoas aguardavam, com entusiasmo, na praça da estação ferroviária, o momento da inauguração da estação terminal da Estrada de Ferro de Bragança, e do busto em mármore do Governador do Estado, Augusto Montenegro.

Fonte: Projeto de Pesquisa “Reminiscência da História Urbana de Bragança, em fontes do século XX”

Imagem: Mapa da Estrada de Ferro de Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário