terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UFPA entrega Prêmio Benedito Nunes a Prof. Dr. José Alves de Sousa Júnior (Faculdade de História UFPA Belém)

UFPA entrega Prêmio Benedito Nunes

O primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes, concedido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), será entregue nesta terça-feira, 7. O premiado é o professor José Alves de Souza Júnior, da Faculdade de História. A cerimônia, prevista para as 17h, acontecerá no Centro de Convenções da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. A solenidade contará com a participação do próprio professor emérito da Universidade, Benedito Nunes, que fará a entrega do Prêmio.

“Trata-se de uma merecida homenagem a esse grande intelectual reconhecido nacional e internacionalmente,” afirma o professor José Alves Júnior. “Me sinto honrado em receber a premiação, sendo também um grande estímulo para o desenvolvimento da minha produção acadêmica”, ressalta.

O Prêmio, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), também inclui um valor de cinco mil reais e a publicação da tese premiada Trama do cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão Pará do Setecentos – Um estudo sobre a Companhia de Jesus e Política Pombalina pela Universidade Federal do Pará.

O Prêmio Professor Benedito Nunes abrange as áreas de conhecimento que o filósofo estuda, como Arte, Literatura, Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas. A premiação bianual contou, este ano, com 19 teses concorrentes, sendo três representando o Instituto de Ciências da Arte, 11 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e cinco do Instituto de Letras e Comunicação.

Estímulo – José Alves Júnior tem a certeza de que o Prêmio Professor Benedito Nunes estimulará a produção científica entre os doutorandos da UFPA. “É também um incentivo para que a qualidade das teses seja ainda melhor,” destaca o professor de História.

Benedito Nunes – De renome internacional, o professor paraense já foi homenageado com diversas honrarias, entre elas o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e dois prêmios Jabuti, o mais recente recebido em 2010, na categoria Teoria/Crítica Literária, com a obra A Clave do Poético.

Benedito Nunes foi um dos fundadores do curso de Filosofia e da Escola de Teatro e Dança da UFPA e, até hoje, colabora com a Instituição, inclusive presidindo o Conselho da Editora da Universidade.

Serviço:

Entrega do primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes

Data: 7/12/2010

Local: Centro de Convenções da UFPA – Campus do Guamá, em Belém

Hora: 17h

Texto: Vito Ramon Gemaque – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4312

Nenhum comentário:

Postar um comentário