segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lions Clube de Bragança promove evento sobre Saúde e Meio Ambiente para a comunidade bragantina

Saúde e Meio Ambiente
Não é de hoje que as interrelações entre a população, recursos naturais e desenvolvimento tem diso objeto de preocupação social e de estudos científicos.
Desde há muito, as exigências cada vez mais complexas da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultado em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta.
A história mostra que o homem sempre utilizou os recursos naturais para o desenvolvimento da tecnologia e da economia e, com isso, garantir uma vida com mais qualidade.
Entretanto, é fácil constatar que essa equação (exploração dos recursos naturais = desenvolvimento econômico e tecnológico = qualidade de vida) não vem se revelando verdadeira. Isso porque os recursos oriundos da natureza estão sendo aproveitados de forma predatória, causando graves danos ao meio ambiente e refletindo negativamente na própria condição de vida e de saúde do homem.
Assim, entende-se que a expressão "meio ambiente" deve ser interpretada de uma forma ampla, não se referindo apenas à natureza propriamente dita, mas sim a uma realidade complexa, resultante do conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e socioeconômicos, bem como de suas inúmeras interações que ocorrem dentro de sistemas naturais, artificiais, sociais e culturais.
É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde pública e vice-versa. A existência de um é a própria condição da existência do outro, razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza.
Objetivos
1. Estimular a saúde com enfoque no cuidado contínuo, controle de agravos, prevenção de complicações, reabilitação e promoção de alteração de hábitos de vida.
2. Fazer perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, constribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.
3. Promover a inclusão social e garantir os direitos do idoso.
Programação
Dia 14 de junho de 2010 - Segunda-feira
08h - Abertura + Palestra: Os cuidados com o meio ambiente
Palestrante: Aldo Pascoal, estudante do Curso de Física do IFPA Bragança
15h - Palestra: Práticas de alongamento (para idosos)
Palestrante: Nazaré (Fisioterapeuta)
Dia 15 de junho de 2010 - Terça-feira
08h - Divulgação do Conselho Municipal do Idoso
08h30 - Palestra: Alimentação equilibrada / Distúrbios alimentares
Palestrante: Raimundo Nonato (Nutricionista)
20h30 - Divulgação da Campanha do Aleitamento Materno
Facilitadora: Enf. Bete (Hosp. Sto. Antônio Maria Zaccaria)
21h - Palestra: Cancêr de Próstata
Palestrante: Fabrício Mesquita (Médico e Urologista)
Observações: Durante todo o evento, haverá verificação de pressão arterial e aplicação de vacinas)
Organização: Lions Clube de Bragança
Parceiros: LEO Clube de Bragança, Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, Hospital Geral de Bragança, Centro Educacional João Paulo II e Secretaria Municipal de Saúde.

Um comentário:

  1. Parabéns pela atividade!

    Sucesso hoje e sempre!

    Grande abraço da amiga e Companheira,

    CaL Mauren Brandt
    LC Viamão LD-3

    ResponderExcluir