segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quadrilha Um Milhão de Amigos: Hexacampeã do XXII Festival Junino de Bragança, em 2010

A Quadrilha Um Milhão de Amigos, do bairro do Perpétuo Socorro, sagrou-se na noite de ontem (domingo, 27.06.2010) a única campeã do XXII Festival Junino de Bragança “Viva São João”, promovido pela SECULD / Prefeitura Municipal de Bragança.

Com esse campeonato, a quadrilha soma agora 06 (seis) títulos no certame bragantino, além de várias outras premiações regionais, como a classificação entre as 30 (trinta) melhores quadrilhas juninas do Pará no concurso promovido pela FUMBEL / Prefeitura Municipal de Belém e que continua nessa segunda-feira, dia 28 de junho.

No final de um dos concursos mais disputados dos últimos anos e com uma nova metodologia, que se aplicava em fases de classificação, a diferença final da Um Milhão de Amigos para a quadrilha vice-campeã foi de 0,5 pt. a 0,9 pt. ao contrário da somatória divulgada pelo site oficial da Prefeitura de Bragança, dando conta de somente 0,05 pt. Os dados recebidos e apurados pela Coordenação da quadrilha campeã dão conta de uma diferença maior.

O enredo/tema de 2010 foi "Somos Verde. Somos Água. Somos Terra. Somos Amazônia", desenvolvido pelos brincantes com garra, empenho e muita dedicação. A coreografia foi do Prof. Rogério Maciel. A confecção das indumentárias foi da Srta. Andréa Soares. O histórico foi do Prof. Dário Benedito Rodrigues. O marcador Elson Sousa representava Chico Mendes e as Miss lembravam vários aspectos da cultura amazônica (ver histórico abaixo).

Nesse ano, a Um Milhão contrariou todas as expectativas de grupos concorrentes, pois saiu da noite de sábado com menos 0,1 pt. de diferença para uma outra quadrilha também finalista, que alcançou nota superior. Mas na noite de domingo, acreditando no possível e no peso da tradição, a Um Milhão superou-se e venceu mais essa edição do Festival Junino de Bragança.

Já na madrugada de hoje, os brincantes da Um Milhão de Amigos retornaram festivamente em carreata pelas ruas do centro cantando a música original e inédita do enredo/tema de 2010 em direção à residência do Galo Branco, ícone cultural e patrono da quadrilha, onde foi recebida efusivamente pela família Sousa e por moradores do bairro do Perpétuo Socorro que comemoraram até de manhã o hexacampeonato municipal de quadrilhas.

Histórico

A Amazônia é considerada o berço da biodiversidade, um dos poucos lugares da Terra onde ainda vivem povos que mantem vivos seus traços comuns e seus costumes, linguagens e culturas. Isso se deve, em parte, às lutas realizadas por pessoas que buscam manter a conservação da floresta e dos povos que habitam nela.

Neste cenário, destaca-se um dos grandes protagonistas em defesa da Amazônia, chamado Chico Mendes, aqui representado pelo nosso marcador Elson Sousa. Chico Mendes foi um seringueiro, sindicalista e ativista político que lutou por questões ambientais na Amazônia numa intensa luta que o tornou conhecido internacionalmente e pela qual teve sua vida ceifada.

A Miss Simpatia vem representando os chamados seringais de onde são extraídos o látex, o tão falado “ouro branco”. A borracha é retirada por meio de cortes diagonais no tronco da seringueira que derramam seus líquidos em potes de coletas. As seringueiras possuem uma relação ecológica, harmoniosa e sustentável na Amazônia. A luta travada por Chico Mendes desencadeou várias discussões sobre nossas riquezas e nossos recursos, hoje bastante estudados, utilizados e valorizados pelo mundo afora.

A Miss Mulata Cheirosa vem demonstrar a utilização dos recursos naturais da Amazônia na vida de seus habitantes, destacando-se aqui, a coletora de castanha-do-Pará ou castanha do Brasil. A castanheira é a rainha das florestas e está intimamente ligada à cultura das populações tradicionais da Amazônia. E seu fruto é de muita serventia em vários produtos estéticos e da culinária amazônica e nacional.

A Miss Caipira traz como elemento significativo da nossa cultura amazônica a formação do povo que mora na região das ilhas. Assim nossa miss, destaca um segmento da sociedade conhecido como população ribeirinha, que além de viverem às margens dos rios e morarem em palafitas possuem como uma de suas principais fonte de renda econômica e alimentação: o açaí. Em épocas de safra, o açaí é colhido pelos povos amazônicos que sobem no açaizeiro, colhem os cachos mais carregados e colocam os frutos em cestos típicos conhecidos como paneiros. Ela mostra como a ribeirinha traz um mundo de sabores, cheiros e encantos do açaí.

Os nossos brincantes trazem em seus trajes algumas das características próprias da Amazônia, seus povos, seus saberes e costumes, além de apresentarem um tema recorrente no mundo atual, pois a luta que Chico Mendes travou em favor da Amazônia deve continuar para que a relação entre a história, o homem e a natureza continue cada vez mais amada, preservada e defendida. Neste contexto, a Quadrilha Um Milhão de Amigos traz como tema “Somos Verde. Somos Água. Somos Terra. Somos Amazônia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário