quarta-feira, 2 de junho de 2010

Professores/as estaduais encerram greve

Avanços na educação contribuem para o fim da greve nas escolas públicas

Da Redação - Agência Pará

O empenho do governo do Estado em garantir conquistas históricas aos professores da rede pública de ensino, como a elaboração e o envio à Assembleia Legislativa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), foi decisivo para que a categoria votasse nesta terça-feira (1º) pelo encerramento da paralisação, iniciada no último dia 7 de maio. Em assembleia realizada na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, em Belém, a maioria dos cerca de mil profissionais presentes aprovou o retorno às salas de aula já nesta quarta-feira (02).

Segundo a direção da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de todos os esforços do governo em manter o diálogo com a categoria, também foi fundamental a conscientização de que o retorno ao trabalho evitaria que o ano letivo fosse inviabilizado, prejudicando principalmente os estudantes que se preparam para prestar vestibular.

Nos últimos três anos, ressalta a Seduc, o governo do Estado estabeleceu uma gestão democrática no ensino público e investiu no fortalecimento da educação, construindo e reformando escolas em todas as regiões, qualificando pessoal, promovendo concurso público, nomeando aprovados, melhorando o transporte escolar e a qualidade da merenda escolar oferecida aos estudantes.

Compromisso - O governo do Estado, por meio da Seduc, afirma que sempre cumpriu o compromisso assumido com uma educação democrática, participativa e de qualidade, que garante inclusão social, diversidade cultural e respeito à biodiversidade amazônica.

As reivindicações dos trabalhadores foram exaustivamente negociadas pelo governo e representantes do sindicato da categoria (Sintepp), em total respeito aos profissionais. Na mesma perspectiva, a Seduc prioriza a comunidade escolar, garantindo a reposição das aulas na rede pública de ensino.

Na manhã desta terça-feira, em reunião na Assembleia Legislativa, os sindicalistas assinaram uma ata contendo 16 pontos de consenso sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que se encontra em discussão na Alepa.

A Seduc vai instituir ainda nesta semana, por meio de portaria, uma comissão que discutirá com as comunidades escolares a melhor proposta de reposição dos dias parados.

Principais conquistas da categoria, garantidas pelo governo do Estado:

- Concessão de reajustes salariais a partir de 2007 aos trabalhadores da educação, que desde então não tiveram perdas salariais, as quais até 2006 totalizavam 70%;

- Implantação do Plano de Formação, por meio do Parfor, que garantiu o acesso a cursos de licenciatura para cerca de 8 mil professores;

- Reforma de metade das escolas estaduais. Um novo plano atenderá mais 300 em 2010;

- Promoção de três concursos públicos e efetivação de 17 mil nomeações de candidatos aprovados;

- Promoção de eleição direta para a direção das escolas e fortalecimento dos conselhos escolares e grêmios estudantis;

- Promoção de duas conferências e construção coletiva de um Plano Estadual que tramita na Assembleia Legislativa, e

- Envio do projeto do PCCR à Assembleia Legislativa.

Ascom/Seduc

(Fonte: http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=64253)

Nenhum comentário:

Postar um comentário