quarta-feira, 9 de junho de 2010

Instituto José de Anchieta: 60 anos de Educação em Bragança

Fundado em 12 de abril de 1950, pela Prof.ª Ana Sousa de Oliveira (Professora Anita), o Instituto José de Anchieta, hoje Escola em Regime de Convênio com a SEDUC/PA comemorou hoje seus 60 (sessenta) anos de inauguração.
A comemoração se deu com missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, pela manhã, onde foram homenageadas diversas personalidades dessa escola, em seus sessenta anos de trajetória de Educação em Bragança. A data lembrada é o aniversário de morte do missionário e padre José de Anchieta, considerado o "Apóstolo do Brasil", falecido em 09 de junho de 1597.
Parabéns a todos/as os/as alunos/as, professores/as, gestores/as e Comunidade Escolar que fazem essa tradicional escola em nossa cidade.

5 comentários:

  1. eu estudei no colégio anchieta na oitava série no end:trav. do chaco 1909,no ano de 1997 e não consigo entrar em contato com vocês pois moro no rio de janeiro e preciso do meu histórico escolar para eu poder terminar meus estudos como faço para entrar em contato com vocês, obrigada ingrid.

    ResponderExcluir
  2. A Tia Anita era muito nossa amiga, muito amiga de meu pai que era o Dr. João Ferreira Diogo, e eu João Pedro, onde muitos Bragantinos deviam conhecê-lo. Viemos para Curitiba-PR em 1979 e cá estamos até hoje. No Anchieta estudei da alfabetização até a 4ª série em 1976, quando fui para Belém com Família. Recebia diariamente lanche no Colégio, enviado pela "vovó Ester" mãe da Tia Anita, suco de frutas, pãozinho, enfim, muito bom lanchinho e maravilhosamente enviado pela "vovó Ester"...eita saudosas lembranças, época que passa, e se esvai no tempo...

    ResponderExcluir
  3. Estudei no Instituto José de Anchieta nos anos de 61 ´62, período em que cursei o segundo e terceiro ano primário. Oportunidade que tive de conviver com minha querida e saudoso Tatá, tia Anita, que neste período foi minha Mãe e minha melhor educadora.
    A sua educação tinha por base a disciplina e o amor. Ingredientes essenciais para a formação de um indivíduo.
    Nesta escola tive os meus melhores momentos e amigos, nos quais aprendi sobre amizades verdadeiras, valores morais e respeito a cada pessoa e respeito cívico aos símbolos do meu país, através de rotina desta escola, na qual tínhamos que diariamente nos perfilar para cantarmos hinos cívicos.
    Éramos tratados pelas professoras e Diretora de maneira personalizada, ou seja, cada aluno era tratado por seu nome e sobrenome, com respeito á sua individualidade de personalidade e temperamento, respeitando nos naquilo que necessitávamos de maior atenção.
    Não poderia deixar de citar a nossa querida inspetora Dona Sinhazinha, a minha "Mãe Dindinha", a qual nos dedicava toda a sua atenção e amor, e a mim que tive a oportunidade de sua convivência mais próxima, tive um amor imensurável de sua parte.
    Nesta época aprendi o valor de amizades duradouras, que até hoje as mantenho, e respeito aos mais velhos, e a todos os nossos formadores que me ajudaram a ser o que sou.
    Obrigado ao Instituto José de Anchieta, e a todos os seus educadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela recordação da vívida memória da Educação em Bragança! Sou enteado de seu tio, João Paes Ramos, irmão da Prof.ª Anita, ambos em nossas memórias.

      Excluir
  4. Foram anos de grande aprendizado nessa escola em que aprendi a ler, escrever e contar, é recebi as primeiras noções de estudos sociais e ciéncia da natureza, pelas mãos generosas das professoras Teresa Baldez e Margarida, sob a direção firme e carinhosa da professora Anita e o patriotismo afetuoso de dona Sinhazinha que todo dia nós perfilava, antes de entrar em sala, para cantar o hino nacional, sempre com uma régua na mão, régua que não batia. Foi nesses anos, graças a esses primeiros aprendizados, que descobri minha paixão pela língua portuguesa e comecei a formar em mim o poeta que hoje sou. Aos meus mestres primeiros, com carinho

    ResponderExcluir