Registramos o falecimento do historiador Prof. Dr. István Jancsó (1939-2010), que foi coordenador geral do Projeto Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP), atuando como braço direito do bibliófilo José Mindlin (1914-2010). Jancsó morreu na madrugada de terça, 23.03.2010, aos 71 anos, em decorrência de uma complicação renal. Ele foi internado alguns dias antes da morte de Mindlin, em 28 de fevereiro. O corpo foi cremado na tarde de ontem no Crematório da Vila Alpina,
Estava se dedicando à construção de uma biblioteca no Campus e à digitalização dos 40 mil volumes que integravam a coleção de Mindlin.
O Ministério da Cultura divulgou nota onde o ministro Juca Ferreira lamenta a morte do historiador, destacando seu trabalho de "tornar um acervo de excelência disponível para a população" e ressaltando o esforço de Jancsó em "estimular redes de pesquisa e a criação de um modelo brasileiro de compartilhamento de documento", descrevendo-o como "um intelectual engajado na decifração de um país que para ele era um 'enigma' humano e histórico."
O velório do Prof. Dr. István Jancsó aconteceu até as 16h de ontem, no Hospital da Beneficência Portuguesa e em seguida seu corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo/SP.
Professor István Jancsó was born on November 6, 1938.
ResponderExcluir