quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Obrigado pela Vida... é meu aniversário!

Obrigado Vida, feliz aniversário pra você, também, com todo o meu amor. Mais feliz esse ano, mais do que no ano passado e menos do que o próximo!

Obrigado Senhor pela vida. Quero de presente receber mais do seu Amor que não passa, na Santa Missa, com todos aqueles que me amam e que me rodeiam, até pelos que não amo bastante. Hoje, me deixa ser aquela gota que cai no cálice. Essa gota hoje serei eu. Assim mesmo, cheio de tantos limites, defeitos, mas com o firme propósito de ser um homem novo, com novos horizontes e novos céus.

Eu recebi de Deus esse grande merecimento de estar vivo e de estar ao lado de muitos, perdendo tantos/as e ganhando outros/as amigos/as, colhendo o sorriso da Vida neste dia, e que hoje está mais bonito, por ser especial não só pra mim, mas pela consciência das transformações que acontecem a cada ano que vivo e mais perto do reencontro com os que partiram.

Obrigado por exatamente tudo o que sou, tenho, represento e ainda quero.

Senhor, que eu possa ver a mudança que eu quis fazer no mundo. Que eu possa testemunhar um mundo melhor, mais cheio de paz e de amor, mais cheio de justiça e de solidariedade. Perdoe-me Senhor, pelas minhas fraquezas e pelas minhas dúvidas. Desculpa se fui grosso contigo e pelas horas em que não entendi o teu Amor perto de mim, porque não acolhi algumas vezes o teu abraço tão forte a me acalentar na hora do sofrimento, da dor e da solidão.

Na minha face só um brilho diferente, pois até as estrelas revelam a grande mudança do seu olhar. Estou mudando para um amanhecer melhor, com mais segurança, com mais tolerância, com mais maturidade, com mais do teu Amor.

Estou um ano mais velho, fisicamente. E isso é motivo de grande alegria. Alegria. Paz. Felicidades. Sim, é bom estar mais velho e já ter visto e experimentado tanta coisa! Hoje, guardando e recordando na memória o que se viveu, por tudo, por onde passei, o que senti, o que vi e onde o teu Amor nunca me faltou. Por isso, fazer aniversário é mais que uma simples data, é um acontecimento único na vida de uma pessoa, algo sublime, algo marcante, algo místico, algo histórico e muito interessante.

Obrigado por minha mãe, Socorro, meu pai Jocelino (In memoriam) e meu padrasto João Paes (In memoriam), que me amam/amaram incondicionalmente por me permitir viver e compartilhar Amor. Eles são muito mais do que pensam/pensaram ser. E à Tia Iolanda (In memoriam), que ajudou muito nisso tudo, pois amou-nos do seu jeito, com o seu carinho.

Minha família é essa que tenho e como tudo em mim, limitada. Obrigado pela família que está ao meu lado. Saudades da família que está ao teu lado, Senhor. Obrigado, Senhor, por meus irmãos Danilo e Jocelino Filho (Nenê), que são também parte de mim, do seu jeito, cada um, ajudando a perceber não somente o teu Amor, mas contribuindo para que eu continue a lutar desse lado, o lado da família! E isso vale muito para a Beatriz, única num lugar especial do coração, para sempre! Única a compreender até mesmo à distância e perceber o Amor que existe em nós, apesar de tudo!

Obrigado Senhor, pelos/as professores/as que me formaram e me deram a chance de ser esse pequeno pedaço de Vida. Aqui um carinho ao Externato Santo Antônio, ao Instituto Santa Teresinha e à Universidade Federal do Pará, que me acolheram e me ajudaram a ser o que sou hoje.

Obrigado por aqueles/as que fizeram e fazem parte da minha vida, todos/as, especialmente aos/às que não estão mais aqui. Obrigado pelos/as amigos/as que estão no coração e que mesmo distantes são tão caros a mim. Que eles sejam teus amigos/as, Senhor, para encontrar o teu Amor e a tua bondade. Obrigado pelos/as inúmeros/as e milhares de alunos/as, todos/as, de todos os tempos e de todos os lugares onde eu pude estar, levar e trazer Amor. Que eles saibam, todos/as, que podem contar com o meu apoio, carinho e compreensão por todo o sempre, sempre. Obrigado, pelos/as afilhados/as que tenho, pois são a prova de que o teu Amor pode fluir por mim, tão cheio de erros, às vezes, permitindo-se chegar até eles/as com o meu abraço e com a minha bênção.

Meu maior desejo é que eles/as, todos/as, continuem aqui no meu coração, vendo a vida com otimismo e alegria, e que esta energia que se aloja no meu peito ainda jovem, esse pensamento inconformado e a sede de justiça e paz que vaga no sangue, sejam sem limites para fluírem de acordo com as suas necessidades e com as necessidades do mundo.

Eu gostaria de poder realizar alguns dos sonhos que cultivo, pois eles são o meu tesouro mais precioso e tudo farei na Vida aqui para ser feliz e fazer os outros felizes, a cada dia, a cada oportunidade. Senhor, é uma pena e um privilégio que nem tudo está ao meu alcance, pois posso lutar para alcançar. Hoje, o meu maior presente é poder compartilhar o que sou, sei e represento. Das estruturas sociais onde atuo, um olhar especial ao LEO Clube e ao Lions Clube de Bragança, por permitirem que eu possa viver esses sonhos e idealismos.

Senhor, esteja em minha voz, fale em minha boca, ande em meus caminhos, durma comigo no meu quarto, leia os meus livros, enxugue as minhas lágrimas, sorria e gargalhe comigo, Senhor, me dê hoje aquele abraço. E como Você faz muito bem, me ame, assim mesmo como eu sou, cheio e vazio ao mesmo tempo, nesses trinta e poucos anos. Ama-me, Senhor, pelo Amor do Amor somente. Teu Amor me basta, pois ele é tudo e eu nada!

Obrigado, Senhor, pelas pessoas que amei e que me amaram, pouco ou muito, do seu jeito, às vezes sem dizer nada ou nada gesticular, mas que dedicaram um tempo a mim, que ficaram comigo nas horas em que mais precisei... as horas em que não pude alcançar, pelo tamanho das asas e pelo peso dos erros o teu Amor. Essas pessoas estiveram aqui... estão e estarão ainda, mesmo que a vida lá fora diga não!

Obrigado, Senhor, até mesmo pelos meus erros, que me fazem pensar e querer ser um dia melhor do que hoje. Eles me ensinam que não posso me afastar do teu Amor e que preciso desse Amor.

Obrigado, portanto, por tudo! Exatamente tudo! Feliz Aniversário, Vida.

Sou eu, teu, Dário

12 comentários:

  1. Parabéns Dário /o/
    felicidades,
    paz,
    sucesso,
    e tudo de bom...

    valeu :)

    ResponderExcluir
  2. Mais um ano de experiências. Parabéns bragantino/marujo de São Benedito!

    ResponderExcluir
  3. Grande Amigo, que a vida lhe traga mais ótimas surpresas, você merece. De seu amigo de Chapecó-SC Bernardo Ibagy Pacheco

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo! Mas quem ganhou o presente somos nós seus amigos!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Dário.

    Você é um dos pouquíssimos filhos, que fazem a Mãe Bragança sentir-se orgulhosa. Filho que além do orgulho que lhe proporciona, sempre se preocupou em conhecer e divulgar como ninguém a sua própria história.

    Para que um grande sonho torne-se realidade, primeiro deve-se ter um grande sonho. Você teve o grande sonho, e conseguiu torná-lo realidade; hoje és um historiador com renome internacional.

    Bragança precisa da sua sapiência.

    És um grande Homem. Um grande homem demostra sua grandeza pelo modo como trata os pequenos.


    Meus Parabéns, que DEUS continue lhe abençoando!

    Um grande abraço,


    Fernando Navarro

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meu querido, que muito sonhos venham ainda se concretizar em sua vida e que Deus continue iluminando os seus passos e lhe dê mais saúde, mais amor, mais paz e mais bom humor que é responsável pela alegria de muita gente, pois contagia!! Muito feliz por ter feito parte da sua vida por algum momento. Abraços :)


    Jônica Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo texto, Mestre!! Como sempre nos emocionanco com suas palavras! Parabéns, que Deus te ilumine sempre!!Um abraço bem grande!!!

    Ana Carla Diniz Paz

    ResponderExcluir
  8. Nossa !! Lindas palavras , Como sempre heim!!!
    Deus Ouve suas preces, teus Agradecimentos, Tuas súplicas, pois VC fala com o Coração ,sente-se.
    Obrigado, por tudo q tens Feito e tende a fazer mais , pela Nossa Qrida Bragança!
    PARABÉNS HJ E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  9. Gente,que texto..........que Deus te abençoe
    Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. gostei do texto, são palavras belíssimas que toca dento do nosso coração,
    Parabéns professor

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus que texto lindo.
    Para mim vc é maravilhoso no que diz e no que faz
    Continue assim sendo essa pessoa que és.
    Abraços

    ResponderExcluir