quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile da 43ª Semana da Pátria 2011 em Bragança

O desfile cívico do 7 de setembro em Bragança cumpriu o esperado e foi a atração do dia em Bragança, reunindo como sempre, boa parte da população que foi à Avenida Nazeazeno Ferreira, assistir à passagem de Escolas e Instituições que desfilaram ao som das bandas fanfarras e de muita criatividade.

Cabe ressaltar que a Coordenação do Desfile, a cargo da Secretaria Municipal de Educação, preparou outro desfile, no dia 5 de setembro (Dia da Raça) para as Escolas de Educação Infantil e do Interior do Município, além dos desfiles de Escolas particulares, que também se organizaram para demonstrar um carinho pela passagem da data. Esse desfile, nesse ano em caráter experimental, apresentou com muita beleza todo o trabalho e elegância das escolas do Interior e foi bem recebido pela comunidade da cidade.

Um destaque à parte no 7 de setembro foi a transmissão ao vivo, pela TV Educadora (Fundação Educadora de Comunicação), de todo o desfile. A programação iniciou no horário, às 8h, com a revista as tropas pelo Prefeito e autoridades da Segurança Pública, que em seguida, passaram na avenida. Nenhum grande protesto foi registrado, além dos pedidos constantes de Paz e de valorização da Vida. Não se percebeu nenhuma mobilização, por parte das pastorais sociais - que foram convidadas - acerca do Grito dos Excluídos, manifestação democrática que ocorreu em várias cidades do Brasil, fazendo referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema foi "Fraternidade e Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto".

Registro, com carinho, o desfile do Lions Clube de Bragança e do LEO Clube de Bragança que trouxeram à Avenida Nazeazeno Ferreira os seus trabalhos, como o Grupo de Idosos Sempre Unidos (GISU), que completou 15 anos em agosto e os trabalhos com a Juventude bragantina, com a parceira da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

As grandes apresentações do desfile ficaram com a Banda da Associação Aurimar Monteiro Araújo, a Banda Fanfarra Municipal (FAMU) que executou diversas músicas e coreografias, a Banda da Escola Estadual Luiz Paulino Mártires - leia-se Fanfarra LUPAMA (única Escola a participar de todos os desfiles de 7 de setembro em Bragança, desde 1969, ininterruptamente) e a Banda LUFAMIR.

A Escola Luiz Paulino Mártires trouxe de volta a inserção de alunos/as na composição dos/as instrumentistas, o que desde 2009 não acontecia, graças ao empenho de sua diretora. A apresentação emocionou a todos/as e, como sempre, foi a mais esperada na avenida, cumprindo uma boa tradição. A outra escola estadual a desfilar foi a Escola Padre Luiz Gonzaga. O encerramento que seria com a Escola Luiz Paulino Mártires (segundo a ordem) coube à Escola Lúcia de Fátima Miranda do Rosário (e sua Banda Fanfarra LUFAMIR), bem organizada e que deve crescer em anos posteriores.

A maior parte dos/as bragantinos/as ainda precisa valorizar mais a data cívica, ressignificando esse momento como um dos pontos altos das comemorações da Semana da Pátria, em vários anos, não com a linguagem da homenagem a personalidades políticas, mas ao civismo e aos valores da cidadania.

É sempre sentida a participação de escolas estaduais tradicionais, que sempre abrilhantaram o desfile, em anos anteriores e fica a nossa torcida para o seu retorno, no futuro. Isso vale também para as gestões escolares que precisam se articular melhor para garantir a participação, com significado e essência, de estudantes, não somente pelo número, mas pela qualidade do que está sendo desenvolvido nas Escolas de Bragança, especialmente as ligadas à Rede Estadual de Ensino (leia-se SEDUC).

Congratulações à equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que organizou todo o Desfile de 7 de setembro, sob a coordenação da Prof.ª Leila Rotterdam e administração da Secretária Eulina Rabelo. Abaixo, algumas fotos do 7 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário