segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marujada de Bragança comemorou 213 anos no dia 03 de setembro

Irmandade da Marujada comemorou 213 anos

Segunda-Feira, 05/09/2011, 05:55:06

A Irmandade da Marujada de São Benedito completou 213 anos de fundação sábado, 03, e festejou a data com missa, dança e exibição de documentários sobre a principal manifestação folclórica de Bragança.

A programação começou às 16h com a exibição de documentário sobre a Marujada, apresentado pelo bragantino Dário Rodrigues, mestre em História e professor da Universidade Federal do Pará, no Teatro Museu da Marujada. Além da apresentação do vídeo, o historiador explanou aspectos do calendário de atividades da manifestação, que inicia em abril, com a saída das comitivas de esmolação, e vai até dezembro, quando os peregrinos retornam para a cidade, onde é realizada a festividade no período de 18 a 26.

Às 18h, a Marujada saiu em cortejo, acompanhada por centenas de convidados, para a Igreja de São Benedito, onde o padre Gerenaldo Messias, Vigário Ggeral de Bragança, celebrou missa comemorativa pelo aniversário. “O ápice da festividade é em dezembro, mas Bragança respira a marujada o ano inteiro, movimento que é muito positivo para o processo de evangelização e para a religiosidade do povo bragantino. E manter uma entidade com este cunho por mais de dois séculos é motivo de muita satisfação para todos nós”, enfatizou o vigário.

Após a missa, a programação prosseguiu no Teatro Museu da Marujada, onde todos cantaram o “Parabéns a você” e em seguida foi servido coquetel ao som do grupo Rabecas de Bragança, que tocou os seis ritmos da dança da Marujada: Retumbão, Xote, Mazurca, Chorado, Valsa e Contradança.

O presidente da Irmandade da Marujada de São Benedito, João Batista Pinheiro, falou da satisfação de celebrar mais um ano de tradição. “É uma alegria enorme a cada 03 de setembro, quando festejamos mais um aniversário, sempre com missa e muita dança, que é a base da manifestação”, disse.

Na ocasião, a deputada Simone Morgado falou sobre a importância da manifestação para o município. “Todos nós bragantinos, católicos, temos uma estreita relação com a Festividade de São Benedito, há muitas gerações. Felizmente, a tendência dessa manifestação é crescente, fazendo com que a cada ano aumente a devoção religiosa e o empenho na produção das programações culturais e festivas, o que faz do evento a maior manifestação da região bragantina”, concluiu a deputada.

Patrimônio – Lei Estadual

A deputada estadual Simone Morgado é autora da lei que instituiu a Marujada de Bragança como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará.

A lei ordinária nº 7330 foi publicada no Diário Oficial do Estado em 17 de novembro de 2009.

Fonte / Imagem: Diário do Pará (Edição On-Line) / Guilherme Torres

Link: http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=165211

2 comentários:

  1. Temos que valorizar o que é nosso, e mostrar pro mundo esse pPATRIMONIO CULTURAL

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer visitar seu blog. Ele trás, invariavelmente, notícias e novidades desta terra tão querida que é Bragança.
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho de divulgação da terra bragantina.
    Marco MIranda

    ResponderExcluir