domingo, 30 de janeiro de 2011

Cine Clube Casa do Professor é inaugurado em Ajuruteua

Os irmãos Francisco e Raimundo José Weyl inauguraram nesse final de semana mais uma iniciativa cultural em Bragança, dessa vez na praia de Ajuruteua. Trata-se do Centro Cultural Cineclube Casa do Professor, funcionando desde ontem, 29.01.2011, como um espaço de cultura aberto a todos que se interessam por uma prática cultural alternativa e genial: cinema na praia. Ideal para uma parcela significativa da juventude bragantina que não tem e não quer essas opções.

Em todos os últimos sábados de cada mês, iniciada ontem, uma programação será divulgada pelos idealizadores para além do cinema, discutir questões relacionadas ao meio ambiente e à consciência ecológica. Boa parte do acervo de filmes a serem exibidos pelo novo cineclube é da produção particular de Francisco Weyl, chamado por “carpinteiro da poesia”.

Segundo o blog do Cineclube Casa do Professor, a ideia nasceu para homenagear um professor que faleceu enquanto ministrava aulas no município de Bragança, meu ex-colega e pai de ex-alunos (Max, Tiago e Renata), o prof. Raimundo Nonato Weyl, irmão gêmeo de Rsimundo José Weyl.

Os filmes a serem apresentados são:

a) “UM POETA NÃO SE PEGA”

b) “O CHAPÉU DO METAFÍSICO” – Vencedor do grande prêmio do Festival Internacional de Cinema do Porto (em Super-8)

c) “MALDIÇÃO” – que tem como ator José Mojica Marins (o Zé do Caixão) - (em Super-8)

d) “ANAÍS” (em Super-8)

e) “ÉSQUILO” (em Super-8)

f) “A IMAGEM DAS VACAS TEM MAIOR NITIDEZ QUE A IMAGEM DAS PESSOAS” (em Super-8)

Segundo o blog do Cineclube Casa do Professor, a ideia nasceu para homenagear um professor que faleceu enquanto ministrava aulas no Município de Bragança, meu ex-colega e pai de ex-alunos (Max, Tiago e Renata), o prof. Raimundo Nonato Weyl, irmão gêmeo de Francisco Weyl. Os coordenadores do Cineclube Casa do Professor (irmãos Weyl, “apóstolo” e o “carpinteiro”) pretendem ampliar a iniciativa promovendo parcerias entre escolas, postos de saúde, associações de moradores e cooperativas locais para colaborar com a comunidade e praticar a defesa da praia de Ajuruteua como espaço social.

O programa com as sinopses e fichas técnicas dos filmes, além de todos os detalhes do Cineclube Casa do Professor podem ser conferidos no blog, cujo link está abaixo:

http://cinecasadoprofessor.blogspot.com

Um comentário:

  1. Caríssimo professor Dário, deixo este comentário apenas para te agradecer a gentileza d epostar notícia sobre a CASA DO PROFESSOR, cuja próxima sessão cineclubista acontecerá dia 26 de fevereiro, com filmes do Márcio Barradas, e para a qual voc~e e o Vossos leitores já estãi devidamente convidados.

    ResponderExcluir