quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Manifesto do Movimento Xingu Vivo Para Sempre

Recebi esse texto na Catedral da Prelazia do Xingu, em forma de panfleto e sem autor (es) identificado (s), intitulado Mensagem de Natal e Ano Novo do Movimento Xingu Vivo Para Sempre. Reproduzo parte do documento para fins de registrar minha voluntária contribuição para com os justos motivos e objetivos do movimento. Leia com atenção.

MOVIMENTO XINGU VIVO PARA SEMPRE

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

A vida se renova e revigora a esperança, e se fortalece no Grande Natal que é Cristo Salvador. Ele se faz presente onde a vida está ameaçada. Esta é a mensagem que a humanidade recebeu, nessa data, ao soar sinos.

A luz surgiu!

Herodes sentiu-se ameaçado no poder e a persegue para eliminá-la. Os pastores sentiram-se desafiados e se lançaram a caminho, levando aos outros a coragem e aceitaram o desafio da defesa da vida.

Hoje, onde a vida está ameaçada? Quem topa o desafio de defender a proposta? Nós estamos nessa?

Voltando a memória da luta na defesa da vida tornamos presente fatos marcantes durante estes 25 anos de resistência indígena e popular contra a construção de hidrelétricas no Xingu:

§ Década de 80 – a índia Tuira manifestou o protesto, com o facão no rosto de Antônio Lopes Muniz, então presidente da Eletrobrás;

§ 2001 – suspensão do projeto Belo Monte pela Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal, diante das denúncias e manifestações indígenas e dos movimentos sociais;

§ 2008 – II Grande Encontro dos Povos Indígenas da Bacia do Xingu. Manifestação significativa de todos os grupos e culturas que expressaram sua posição contrária à construção de barragens no rio Xingu;

§ 2009 – manifestação massiva no Fórum Social Mundial contra os grandes projetos do Governo na Amazônia, pois visam apenas benefícios para o grande capital;

§ Ação inédita do MXVPS (Movimento Xingu Vivo Para Sempre) conseguiu mais de 40 cientistas voluntários, professores e especialistas de várias universidades (UFPA, USP, UNICAMP, INPA entre outras) que fizeram avaliação no EIA (Estudo de Impacto Ambiental) da Hidrelétrica de Belo Monte, e detectaram inúmeras mentiras, falhas e irregularidades. Mostraram, acima de tudo, a inviabilidade econômica do projeto e seus efeitos catastróficos;

§ Mais de dez ações do Ministério Público Federal e de ONG’s que tramitam na Justiça Federal fundamentadas nos trágicos impactos ambientais, insegurança e na inviabilidade de Belo Monte;

§ 2010 – três momentos fortes e de grande repercussão manifestaram, com veemência, sua posição firme e clara contra a construção de hidrelétricas na Amazônia:

- Encontro dos Povos Indígenas da Amazônia, em Altamira, organizado pela COIAB (Coordenação dos Indígenas na Amazônia Brasileira);

- Encontro da Aliança dos 4 rios: Xingu, Tapajós, Madeira e Teles Pires, ocorrido em agosto de 2010, em Itaituba;

- Panamazônico, mais de 8 mil pessoas da Amazônia brasileira e não brasileira, em grande Fórum Social, manifestaram suas preocupações com o futuro da Vida na Amazônia e reafirmaram sua posição firme de resistência, diante da inviabilidade socioeconômica e ambiental destes projetos.

§ Também há várias ações protocoladas na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OEA (Organização dos Estados Americanos) pela comissão de juristas em nível nacional e internacional que apoiam o Movimento Xingu Vivo, denunciando o Estado brasileiro (Governo brasileiro) por violação dos direitos humanos, de povos indígenas e comunidades tradicionais, já cometidos no projeto.

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