domingo, 16 de janeiro de 2011

"Tucupi à francesa", hoje na TV Cultura, às 20h30

Com o objetivo de reacender laços culturais entre o Brasil e a França, estreou no dia 19 de dezembro passado o programa Voilà Brasil, uma série que a TV Cultura passou a exibir aos domingos, às 20h30, composta de 05 (cinco) documentários temáticos que redescobrem o que há de comum entre o nosso país e a França, nações que em algum momento confundiram aspectos de suas Histórias, e que estabeleceram muitos elos.

Os cinco documentários narram aspectos relacionados entre a França e o Brasil na arte, no comércio, na história, na educação e na cultura. Os cinco documentários são Passage (19/12), dirigido por Brenno Castro, de 22 anos, e produzido pela Paranoid Filmes, sobre a influência cultural francesa em música, arte, cinema, etc. no Brasil. Container (26/12), dirigido por Max Eluard e produzido pela Itinerante Filmes, com enredo de uma rota de viagem e comércio entre os dois países, a bordo de um navio cargueiro, além do aspecto linguístico e cultural; Vestígios (02/01), de Caru Alves de Souza, que foi produzido pela Tangerina Entretenimento, trata do que restou da presença francesa nas cidades mineiras de Guidoval e Visconde do Rio Branco; De Dentro da sua Paisagem (09/01), de Tatiana Villela e produção da Gullane Filmes, com a impressão de três franceses que estudam em forma de intercâmbio na Universidade de São Paulo (USP), descrevendo suas rotinas universitárias, comparando a vida e a educação francesas, além de dar uma visão desses sujeitos em São Paulo. O último da série, Tucupi à Francesa (16/01), de João Daneil Donadeli com a produção de Primo Filmes, se foca na presença da gastronomia francesa na nossa cozinha, sobretudo a paraense, num percurso que começa em São Paulo/SP chegando em Belém/PA, promovendo um encontro com gourmets e chefs do Brasil e do mundo.

Aqui a participação especialíssima do meu amigo Ophir Nobre de Oliveira, chef bragantino, casado com Tia Telma Sousa e pai de minha amiga e irmã de Juizado em São Benedito, M.Sc. Luana Oliveira.

Voilà Brasil – Tucupi à Francesa, hoje (domingo, 16/01), às 20h30

Nos últimos anos, percebemos uma grande valorização das regionalidades gastronômicas brasileiras, a influência da gastronomia francesa é determinante para essa valorização. Tucupi à Francesa busca revelar por meio de um percurso documental, esse movimento de valorização da cozinha nacional com base francesa. Dia 16/01 às 20:30 na TV Cultura. Bon appétit !!!

Contato: Diretor - João Daniel Donadeli - 9754-1491 jddonadeli@yahoo.com.br

Produtor Executivo - Luis Dreyfuss - 3642-1014 luis@primofilmes.net

Fonte: http://tucupiafrancesa.blogspot.com / TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário