sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Assalto à Igreja de São Benedito em Bragança

A bicentenária Igreja de São Benedito foi assaltada entre a manhã e a tarde dessa sexta-feira, 14.01.2011. Foram levadas algumas imagens à venda no Souvenir São Benedito e quantia em dinheiro dos cofres que foram arrombados e quase destruídos (cofre lateral ao altar-mór e cofre de madeira ao centro do templo) por adolescente identificado previamente com o codinome de "Pipoca".
A estratégia do adolescente infrator foi ficar na igreja escondido, e no fechamento da igreja promover o delito. Pelos sinais deixados pelo adolescente, ele tentou arrombar e quebrar a estrutura metálica que se fixa e fecha a porta lateral direita da igreja e até mesmo em subir no primeiro altar lateral esquerdo que foi desarrumado na tentativa frustrada de fugir. A funcionária da Igreja de São Benedito, Sra. Angelina Formento Leite, ao retornar para o templo, no início da tarde notou a presença do infrator, que evadiu-se do local às pressas.
Angelina Leite dirigiu-se à Delegacia de Polícia Civil e denunciou o assalto, registrando o Boletim de Ocorrência. Policiais encaminharam a denunciante para o Conselho Tutelar a fim de identificar o adolescente e serem tomadas as medidas cabíveis nesse caso. O noticiário local de emissoras de rádio de Bragança informou a população. Nenhum dos bens históricos da Igreja foram danificados ou roubados, o que tranquilizou a população.
História - A Igreja de São Benedito é a antiga matriz de Nossa Senhora do Rosário da Vila de Bragança e assim o foi até o ano de 1872, quando passou por uma permuta com a recém-construída Igreja de São Benedito que era propriedade da extinta Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança (1798-1988), fundada por antigos escravos e que iniciaram a construção de seu templo destinado ao culto do Santo Negro em 1854, após permissão concedida pela Câmara Municipal de Bragança à época. De posse do templo, os irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário temrinaram a construção do templo, que hoje é a Sé da Diocese de Bragança do Pará, Catedral de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja de São Benedito é registrada como bem imóvel do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Pará e do Município de Bragança desde 2006.
Bem que prédios dessa importância poderiam merecer a guarda do Poder Público. Seria uma excelente atitude. Por que não? Abaixo, veja as fotos que eu fiz dos cofres e locais arombados pelo adolescente infrator.

2 comentários: