sábado, 27 de outubro de 2012

Tributo a Jorge Ramos, uma noite de cultura, literatura, música e arte

Produzido por Manoel Aviz de Castro, Tributo a Jorge Ramos emocionou bragantinos na grande homenagem à obra do saudoso autor bragantino, na noite desta sexta-feira, 26 de outubro, na Orla da cidade de Bragança.

Foto 1: Fachada do prédio do Cartório Oscimar Fernandes, com a bandeira de Bragança.

A noite favoreceu, a lua deu o carinho de sua presença, para que os bragantinos presentes à Orla de Bragança, especificamente na Avenida Visconde do Rio Banco, em frente ao Cartório do 2º Ofício (Residência da família de Oscimar Fernandes), pudessem apreciar e vivenciar a obra do grande autor bragantino Jorge Daniel de Sousa Ramos.
Um show artístico e musical foi organizado pelo teatrólogo, acadêmico, incentivador e produtor cultural Manoel Aviz de Castro (e família), repleto de poesia, de música, de dança, de depoimentos e da exaltação do sentimento de bragantinidade pugnado por Jorge Ramos, em sua pena marcante.

Foto 2: O Prof. Gerson Guimarães Júnior declamando poemas de Jorge Ramos.

Uma viagem do menino sonhador ao homem maduro Jorge Ramos foi apresentada, com destaque aos poemas declamados efusivamente pelos professores Gerson Guimarães Júnior, Aurimar Araújo, Fernanda Costa e Diana Ramos, entrelaçados por músicas do cancioneiro popular brasileiro executadas pelo dueto Nádia Bragança e Pedro Paulo Scerni, com apresentação de dança do casal de marujos Rosa e Cauê.
Entre os poemas, foi marcante o depoimento da contemporânea de Jorge ramos, a Prof.ª Zuleide Reis, que abordou a sua amizade com o poeta e todo o carinho que ele tinha por Bragança. O encerramento não poderia ser outro, com o lindo poema “Canção de Amor Puro à Bragança”, com a interpretação magistral de Diana Ramos.

Foto 3: Depoimento da Prof.ª Zuleide Reis, sobre o homenageado.

Foto 4: Os marujos Rosa e Cauê abrilhantaram o show, com a valsa da Marujada.

Uma noite especial para quem queria ver mais Jorge Ramos, um bragantino que em seus escritos poéticos e jornalísticos nunca deixou de exaltar a terra natal, que encerrou com um coral de professores, gestores e funcionários da Escola Municipal Jorge Daniel de Sousa Ramos, cantando “Amigos para Sempre”.

Foto 5: Coral da Escola Jorge Ramos, executam “Amigos para Sempre”.

O show literário e musical contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bragança, da Secretaria Municipal de Cultura e Desportos, da deputada Simone Morgado, das Lojas Radisco, da Régia Magazine, das Lojas Jomóveis, do Marujo’s Hotel, da Revistaria Caeté, do vereador Elias Cunha, da Gráfica Multicores, da Cristal Ótica e de familiares do poeta bragantino Sérgio Ramos (irmão) e Celso Medeiros (sobrinho).
Cumprimentos ao amigo Aviz de Castro, pela iniciativa e pelo êxito do evento.

Foto 6: Com os amigos Selma e Barroso, ao final do Tributo a Jorge Ramos.

Fotos: Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário