domingo, 14 de outubro de 2012

O estilista bagantino Carlos Amílcar Sales Pereira é o autor do manto de Nossa Senhora de Nazaré

 
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”. Foi inspirado nessa citação de Apocalipse, cap.12, vers.1, foi concebido o manto de Nossa Senhora de Nazaré e apresentado na quinta-feira, dia 11 de outubro, na Basílica Santuário, após a missa de abertura do Ano da Fé, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Um dos símbolos mais expressivos do Círio de Nazaré, a veste, é o que cobre a Imagem de Nossa Senhora durante todas as procissões da Festa Nazarena e que traz este ano um novo designer que é rico em detalhes e significados.

Apresentação do manto, na Basílica de Nazaré.

O Arcebispo, Dom Alberto Taveira, avalia o manto como um meio de evangelização. “Tudo que é belo serve para voltar a Deus. As pessoas expressam seu coração quando fazem uma obra de arte, e este manto é uma obra de arte. Quando vi o projeto foi que acreditei que é uma obra de catequese, uma inspiração na qual Nosso Senhor concedeu ao Carlos Amílcar”, conclui.
O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, pois a roupa é confeccionada exclusivamente para o período da festividade. Como de costume, o Diretor Coordenador do Círio, Kleber Vieira e sua esposa, Tânia Vieira, escolheram o estilista deste ano que é o responsável pelo desenho do manto, o bragantino Carlos Amilcar Sales Pereira.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com o manto e o estilista Carlos Amílcar Sales Pereira.

Para Kleber Vieira, Diretor Coordenador da Festa, o manto superou as expectativas. “A mensagem evangelizadora é tão bela quanto o manto. Este momento é especial, emocionante. Estamos muito felizes por essa realização de mais um trabalho brilhante”, afirma.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré com o manto de 2012.

Bordado todo em veludo alemão branco apresenta emblemas e aspectos da tradição católica, apostólica e romana, mediante a utilização de símbolos que buscam retratar, de forma visual, o tema indicado, com aplicações e pedrarias. Tem por base feixes de rosas vermelhas e lírios brancos entrelaçados, símbolos que valorizam a emblemática da tradição mariana, além de destacarem os aspectos locais da devoção à “Senhora da Berlinda” contidos na Basílica.
O estilista, Carlos Amilcar, fala da emoção que sentiu nesses 5 meses de confecção do manto. “Essa foi a obra mais importante que eu já fiz. É a primeira vez que eu faço o manto. Vejo a união muito importante de mãe e filho, fiel e igreja, onde o povo se vê retratado neste manto”, conta o estilista.

Detalhes do manto.

Todos os anos, o manto confeccionado é usado pela imagem desde o Traslado para Ananindeua (primeira procissão da Festividade), no dia 12 de outubro, até a última procissão – o Recírio, que este ano será no dia 29. Os detalhes artísticos sobre o manto são guardados a sete chaves pela Diretoria da Festa de Nazaré para que no dia da apresentação seja um momento especial.

Nota do blog: O bragantino Carlos Amílcar Sales Pereira, que atua há muitos anos na confecção de arte, é um premiado estilista paraense, sendo vencedor de diversos títulos do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval (ORM). Já foi o autor de um dos mantos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Bragança, no ano de 2006, sendo utilizado na Trasladação do Círio de Bragança daquele ano. Carlos Amílcar já exerceu diversos cargos no Executivo das cidades de Ananindeua, Belém e Bragança, estando atualmente como Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL).

Carlos Amílcar Sales Pereira apresentando o trabalho de confecção do manto.

Fotos: Portal DOL e Portal ORM (Heloá Canali).

Nenhum comentário:

Postar um comentário